Correio de Carajás

Operação Carnaval Seguro, da Segup, apresenta balanço das ações integradas em Marabá

Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran e Polícia Civil destacam resultados positivos e redução de ocorrências durante o período festivo

Linha de policiais militares com coletes refletivos em patrulha noturna.
✏️ Atualizado em 20/02/2026 16h23

Encerradas as festividades, os órgãos de segurança pública do Pará divulgaram o balanço da Operação Carnaval Seguro, em Marabá, na Região de Integração Carajás. A atuação conjunta da Polícia Militar do Pará, Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Detran-PA e Polícia Civil do Pará resultou no reforço do policiamento ostensivo, intensificação da fiscalização de trânsito, ações preventivas e atendimento a ocorrências nos principais pontos de concentração de foliões. No Carnaval 2026 de Marabá, a festa ocorreu de forma descentralizada, onde os cinco núcleos foram contemplados com programações. A folia se concentrou nos bairros Liberdade, Marabá Pioneira, São Félix, Folha 28 e Novo Horizonte. Segundo as instituições, a integração das forças contribuiu para um Carnaval mais seguro e organizado no município.

A Operação Carnaval Seguro 2026 foi executada de forma integrada, com planejamento estratégico e atuação coordenada entre as forças de segurança. Ao longo dos dias de programação, houve reforço no policiamento ostensivo nas áreas de maior concentração de público, além de rondas preventivas nos bairros.

Polícia Militar
A Polícia Militar do Pará intensificou o patrulhamento a pé e motorizado, realizando abordagens preventivas e garantindo a segurança nos bloquinhos oficiais, como os arrastões dos blocos Carro de Mão (Marabá Pioneira), Vai Quem Quer (Folha 28) e Gaiola das Loucas, no Novo Horizonte. Além das programações paralelas, a exemplo da Banda Fruto Sensual e DJs que se apresentaram no núcleo São Félix. De acordo com tenente-coronel Ibsen Lima, comandante do 4° BPM (Batalhão de Polícia Militar), o balanço do carnaval foi favorável para segurança pública do município, registrando poucas intercorrências em pontos de eventos carnavalescos.

Leia mais:

Na Marabá Pioneira e na Folha 28 — áreas de maior concentração de público e reforço policial — foram registradas apenas duas ocorrências: um furto e uma tentativa de roubo de celular. Em ambos os casos, a Polícia Militar conduziu os envolvidos à delegacia.

“As ações foram realizadas também nos núcleos São Félix, Morada Nova, Folha 33, Folha 12 e Folha 9 e 10, onde houve reforço de policiamento a pé e motorizado com apoio de 17 PMs vindos da capital, além de 84 cotas de serviços extras para atender todas as festas autorizadas de Carnaval em todos os oito municípios que integram o 4° BPM, o que proporcionou total segurança para os foliões. Além disso, incorporaram na segurança da festa as operações Polícia Mais Forte, cobrindo os bairros da cidade; a Operação Madrugada da Paz, na Folha 6, e Residencial Tiradentes e Operação Território Seguro, no núcleo de Morada Nova e São Félix, que contou com o apoio do grupamento Águia do CPR 2 e policiais do 1° BME, além das ações integradas com o Detran nesses núcleos, durante os cinco dias de folia”, explica o comandante.

Ele acrescentou que o cenário da segurança pública nesse período foi de estabilidade e ordem social e que a PM conseguiu manter os indicadores criminais em níveis aceitáveis em todos os municípios, não tendo registro de nenhum homicídio. “Este é o segundo ano seguido a fazer essa marca, ou seja, é sinal de que a estratégia de policiamento do Comando de Policiamento Regional 2 foi assertiva”, afirmou o tenente-coronel.

Sob o comando do tenente-coronel Kojac Antônio da Silva Santos, o 34º BPM mobilizou 119 policiais e nove viaturas para garantir a segurança no Bloco Gaiola das Loucas. A operação priorizou a apreensão de armas e drogas, a proibição de garrafas de vidro e o monitoramento de áreas críticas via análise criminal. Graças ao policiamento ostensivo e ao uso de tecnologia para consultas em tempo real, o evento encerrou sem nenhum registro de ocorrência.

Foto: Divulgação

Polícia Civil
Já a Polícia Civil do Pará manteve equipes de plantão para atendimento de ocorrências e procedimentos investigativos. Conforme o delegado Antônio Mororó, superintendente de Polícia Civil do Sudeste do Pará, o Carnaval 2026 em Marabá encerrou-se com um balanço positivo, marcado pela tranquilidade e pela segurança em todos os núcleos da cidade. As ocorrências policiais foram consideradas sob controle e sem relação direta com os eventos de rua. Na Seccional de Marabá foram registrados 14 flagrantes, sendo sete por crimes de trânsito –  alcoolemia. Na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) – Marabá foram nove flagrantes, sendo três por crime de ameaça e três por crime de lesão corporal.

Detran
O Detran-PA reforçou as fiscalizações de trânsito, com blitzes educativas e ações de combate à alcoolemia, visando reduzir acidentes e promover a conscientização dos condutores. O órgão também considerou o período carnavalesco tranquilo. Segundo o chefe de Grupo de Operação e Fiscalização de Trânsito, Victor Hugo Pinheiro da Silva, ao todo, foram registradas 387 infrações de trânsito, sendo as principais relacionadas a condutores sem a devida habilitação e veículos com o licenciamento em atraso.

“Não houve registro de nenhum acidente grave. Destaco que a atuação do Detran ocorreu exclusivamente na BR-222, nos quilômetros de responsabilidade do Estado do Pará, compreendendo o trecho da rotatória do Km-6 até a rotatória de Morada Nova”, complementa ele, reforçando junto aos condutores a importância de estarem devidamente habilitados e de manterem seus veículos regularizados, contribuindo assim para a segurança no trânsito.

Foto: Divulgação

Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar do Pará atuou com equipes de prontidão em vistorias preventivas, orientações de segurança e atendimentos pré-hospitalares. Segundo o comandante do 5º GBM (grupamento Bombeiro Militar), tenente-coronel Marcos Felipe Galúcio, a operação mobilizou 46 militares e registrou 86 ocorrências operacionais. Os atendimentos concentraram-se nos núcleos Cidade Nova e Nova Marabá (20 casos cada), seguidos pela Marabá Pioneira (13) e o bairro Liberdade (9). O balanço final contabilizou 10 vítimas — incluindo um caso de afogamento, fraturas e ferimentos — com maior incidência na faixa etária entre 18 e 39 anos.

De acordo com os órgãos envolvidos, o trabalho integrado contribuiu para a redução de ocorrências graves, assegurando que o Carnaval transcorresse de forma tranquila para moradores e visitantes. O balanço reforça a importância do planejamento antecipado e da atuação conjunta para a garantia da ordem pública e da segurança da população.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ed-Lin Anselmo, destacou o resultado das ações integradas realizadas durante a Operação Carnaval Seguro 2026, em Marabá, na Região de Integração Carajás, no sudeste do Estado.

“Encerramos a Operação Carnaval Seguro 2026 com um balanço muito positivo em Marabá. A atuação integrada da Polícia Militar do Pará, Polícia Civil do Pará, Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Detran-PA garantiu um Carnaval mais seguro, com redução de ocorrências graves e sem registro de homicídios. Esse resultado reforça que planejamento, integração e presença efetiva do Estado fazem a diferença na proteção da população”, enfatizou.

(Agência Pará/Texto: Emilly Coelho – Secom/PA)