Correio de Carajás

Operação “Boas Festas” é lançada nesta quarta-feira, 11, em Marabá

Operação integrada se estende até o dia 1º de Janeiro em diversas áreas do município.

Para garantir tranquilidade à população de Marabá durante o período de compras de Natal e festas de final de ano, a Polícia Militar lançou nesta quarta-feira, 12, a operação “Boas Festas”. A ação é feita em parceria com a Guarda Municipal, Polícia Civil, DMTU, Postura, Semma e Corpo de Bombeiros e propõe uma cobertura de segurança da região metropolitana de marabá 24h por dia até o dia 1º de janeiro.     

A solenidade de lançamento da operação ocorreu na praça São Félix de Valois, na Velha Marabá e contou com a presença dos comandos da Polícia Militar, Policia Civil, Guarda Municipal, DMTU, Corpo de Bombeiros, Postura, Equipe Águia, Comando de Missões, além de representantes da Secretaria de Meio Ambiente (Semma).    

Segundo o Comandante do 4º BPM, Coronel David, os órgãos de segurança integrados vão atuar nas principais áreas de Marabá. “Vamos trabalhar na área do comércio, fazendo segurança no horário de maior incidência de circulação de pessoas, tanto na véspera de Natal quanto de final de ano, além de fazer as operações de barreira em conjunto, incursões e saturações também em vários setores aqui da área de marabá. As áreas de abrangência serão Morada Nova, Velha e Nova Marabá, se estendendo aos interiores e Araguaia, com uma atenção especial para a área do São Félix, devido à proximidade com Marabá e por ser o lugar para onde a criminalidade migra quando realizamos operações aqui”, explica o comandante,

Leia mais:

O comandante também ressalta a participação da população como indispensável para a realização desta ação conjunta, por meio da formalização das denúncias. “A nossa parceria com a comunidade é muito boa e por causa dela conseguimos reduzir o índice de violência na região. Por meio do disque denúncia, onde a comunidade repassa informações detalhadas sobre os casos, conseguimos chegar previamente aos locais de crime e dar uma resposta à sociedade em menos de uma hora”, afirma.

PATRIMÔNIO PÚBLICO E VIDA

Para Robson de Castro Souza, Coordenador adjunto de agentes patrimoniais do Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP), esta ação conjunta, além de salvaguardar o patrimônio público e privado, garante a integridade física dos cidadãos e a vida. “A junção dos órgãos de segurança pública só tende a fortalecer mais ainda o trabalho que vem sendo feito ao longo deste ano. A sociedade só tem a ganhar com isso, e nessa junção, cada orgão trabalhando na sua competência, podemos potencializar nossas ações. O DMSP, além de guardar o patrimônio público do município, guarda principalmente a vida das pessoas. Então a gente entra nas operações direcionando tumultos, crises e fazendo intervenções de natureza não muito graves, por meio de uma equipe preparada para lidar com estas situações”, explica.

Assim como Coordenador do DMSP, Robson de Castro, o Coordenador de trânsito do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), Gilberto Souza, afirma que estas ações coletivas como a operação “Boas Festas”, trazem resultados positivos para a sociedade e reitera a participação da sociedade para que os últimos dias do ano transcorram sem intercorrências. “Nós já vínhamos trabalhando com a Polícia Militar durante o ano, com operações integradas que vêm trazendo efeitos positivos. O Coronel nos convidou para se fazer presente mais uma vez na operação de natal, e é uma honra para nós poder integrar esta equipe. Nós vamos garantir o cumprimento de nossas funções e orientamos também a população, em parceria, sobretudo no tocante a questão do trânsito, área de competência do DMTU, a não dirigirem após o consumo de bebidas alcóolicas, afim de evitar acidentes neste período de festas”, orienta o Coordenador.    

 A operação “Boas Festas” vai se estender até o dia 1º de Janeiro. Os contatos para fazer possíveis denúncias são o 190 (Polícia Civil), 193 (Corpo de Bombeiros) e 181 (disque denúncia). (Bianca Levy).