O conselho de administração da OpenAI, a criadora do ChatGPT, recusou formalmente a oferta de aquisição da startup por US$ 97,4 bilhões, feita por um grupo de investidores liderado pelo bilionário Elon Musk (dono de empresas como a rede social “X” e a fabricante de veículos elétricos Tesla). A proposta era de aquisição da organização sem fins lucrativos que controla a companhia de inteligência artificial.
“A OpenAI não está à venda, e o conselho rejeitou, por unanimidade, a última tentativa do sr. Musk de perturbar sua concorrência”, disse Bret Taylor, presidente da OpenAI, em comunicado divulgado na sexta-feira (14/2).
Musk foi cofundador da OpenAI há uma década, mas deixou a empresa para fundar uma concorrente. Recentemente, disse que esperava que a startup voltasse a ser “uma força de código aberto e focada na segurança”. O grupo do bilionário não se manifestou sobre a recusa do conselho da OpenAI.
Leia mais:O CEO da startup, Sam Altman, já havia dito que a oferta não seria aceita. Ele a definiu como uma tática do concorrente “para atrasar” a companhia. Na ocasião, enfatizou que a empresa “não estava à venda”.
Musk, afirmam analistas, tentou várias vezes comprometer os planos da OpenAI de se tornar uma empresa convencional e deixar de ser uma organização sem fins lucrativos. O bilionário entrou com duas ações judiciais contra a companhia, sob o argumento de que ela teria se desviado de seus princípios fundadores.
(Fonte: Metrópoles)