A comitiva do Departamento de Salvaguarda e Segurança das Nações Unidas (UNDSS) aprovou os planos de segurança, saúde e mobilidade apresentados pelos governos federal, estadual e municipal para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em novembro, em Belém.
Entre os dias 6 e 8 de agosto, a comitiva da UNDSS realizou inspeções nos locais que sediarão a COP30, além de hospedagens, sistemas de transporte, estruturas de saúde e segurança. O objetivo foi avaliar a preparação da cidade para receber os milhares de participantes esperados para a conferência ambiental.
“É gratificante ver a aprovação do esforço coletivo de todos, ao ouvir a ONU parabenizando e aprovando os planos de segurança, saúde e mobilidade, e elogiando todas as ações apresentadas. Tudo isso é fruto do trabalho integrado que construímos, nós, do Governo do Pará, com o Governo Federal e a Prefeitura de Belém, para que em novembro tenhamos a melhor COP30 já feita, com organização e segurança aos participantes”, destacou a vice-governadora Hana Ghassan, que preside o Comitê Estadual da COP30.
Leia mais:Participaram das reuniões representantes de órgãos de segurança, saúde e mobilidade dos governos federal e estadual, e da Prefeitura de Belém. Todos apresentaram planos de ação, de forma individual e integrada, com seus respectivos pares nas três esferas. No campo da segurança pública atuam conjuntamente Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Gabinete de Segurança Institucional, Exército Brasileiro, Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel). Mais de 10 mil agentes e militares estarão mobilizados para o evento.
Saúde pública – O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) detalharam a rede de atendimento, que inclui o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, o Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna e o Hospital da Mulher do Pará, além da rede privada localizada às proximidades do Parque da Cidade e do Porto de Outeiro (distrito de Belém).
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sob responsabilidade da Prefeitura de Belém, terá protocolos específicos para garantir resposta rápida e eficiente a moradores e participantes.
Segundo Nilza Oliveira, diretora de Projetos da Secretaria Extraordinária para a COP30, do Governo Federal, a conferência em Belém terá uma logística inédita em relação às edições anteriores. Para ela, realizar a maior discussão global sobre mudanças climáticas no coração da Amazônia representa uma mudança de paradigmas, e poderá contribuir para que, em novembro, seja firmado um excelente acordo climático entre as 196 partes.
“É muito singular essa COP, porque a gente está fazendo uma discussão sobre mudança climática dentro de um bioma, que é extremamente importante e fundamental para a nossa sobrevivência. Trazer a COP para o coração da Amazônia, na cidade de Belém, significa realmente uma quebra muito grande de paradigma, que vem sendo feita nas últimas edições de COP”, enfatizou Nilza Oliveira.
Mobilidade urbana – O Governo Federal apresentou à comitiva das Nações Unidas o plano de mobilidade para a COP30, que abrange o deslocamento dos delegados hospedados no Porto de Outeiro até a Blue Zone, no Parque da Cidade. Estão previstos mais de 240 ônibus, com itinerários exclusivos para o público com destino ao Parque da Cidade, além da frota regular que já opera em Belém. Para o Porto de Outeiro, aproximadamente 100 veículos serão destinados ao transporte dos cerca de 5 mil participantes hospedados nos navios de cruzeiro.
Também foi apresentada a logística de bloqueios e liberações nas principais vias de acesso ao Parque da Cidade, incluindo barreiras de fiscalização e credenciamento de veículos governamentais e privados às proximidades da Blue Zone, além dos fluxos de deslocamento dos comboios de chefes de Estado, entre eles o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A aprovação da UNDSS consolida o esforço coordenado entre União, Estado e Município, baseado em planejamento antecipado, integração operacional e definição clara de rotas, equipes e protocolos. O conjunto de ações, com segurança pública reforçada, rede hospitalar preparada para respostas rápidas e mobilidade estruturada com linhas exclusivas e controles viários, visa assegurar uma COP30 segura, organizada e acolhedora, que deixará um legado de capacidade institucional ampliada, cooperação entre esferas de governo e melhorias permanentes para a população de Belém.