Correio de Carajás

Oficina debate direitos das crianças e adolescente no Pacto por Canaã

Oficina debate direitos das crianças e adolescente no Pacto por Canaã

Começou ontem, quinta-feira, 17, e segue até hoje, sexta-feira, 18, a oficina para debater os Direitos da Criança e Adolescente como uma das ações do Pacto por Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará. O pacto visa transformar o município em uma das melhores cidades para se viver no Brasil.

A oficina está sendo realizada no auditório do Sine. Nos dois dias do evento, as secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, sociedade civil e órgãos como Conselho Tutelar, Apae, Selo Unicef e Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA) debatem o trabalho com os jovens. “Essa é uma reunião de trabalho para discutir estratégias, dentro do Pacto por Canaã, para atender melhor as nossas crianças e adolescentes a curto, médio e longo prazo”, explica Marcos Wilker, presidente do CMDCA.

O objetivo do governo municipal é envolver todos os setores da sociedade no trabalho de defesa e garantia de direitos. Segundo a secretária municipal de Educação de Canaã, Roselma Milani,  a intenção é discutir a rede de proteção e defesa das crianças e adolescentes.

Leia mais:

“Acredito que isso vai nos ajudar muito, pois estamos enfrentando problemas sociais e é necessário elencar ações para garantir que os direitos desses jovens sejam respeitados”, destacou a secretária.

O secretário de Desenvolvimento Social, Ronaldo Araújo, pontuou que a união de forças é importante neste momento. “Uma oficina como essa é importante, pois a luta pelos direitos precisa estar incluída no Pacto por Canaã. É fundamental que todos abracem essa causa neste instante”, conclamou.

Presente na abertura da oficina, o prefeito Jeová Andrade ressaltou que construir uma sociedade melhor é dever de todos. “Este encontro é fundamental para garantir isso. A proposta do Pacto por Canaã é envolver toda a sociedade em melhorias para Canaã dos Carajás e fazer deste município um lugar melhor para os jovens é, também, uma das nossas propostas”, acrescentou o gestor.

Segundo os organizadores, a meta é que no final do debate sejam traçadas estratégias para que toda a sociedade contribua para transformar Canaã em uma cidade melhor para crianças e adolescentes. (Tina Santos – com informações da Ascom PMCC)