Após mais de 10 mil atendimentos clínicos e exames de ultrassom realizados durante o mês de outubro em Parauapebas, o Instituto Miguel Chamon começou a entregar os óculos da população carente que recebeu atendimento oftalmológico durante a passagem do projeto pela Capital do Minério. As entregas desta sexta-feira (3) aconteceram em frente à Escola Municipal de Ensino Médio Domingos Cardoso da Silva, no Bairro Alto Bonito.
O evento deu continuidade às entregas gratuitas de óculos de grau no município, após o Instituto Miguel Chamon ter visitado o bairro Tropical na quinta-feira (2), onde, assim como no Alto Bonito, os primeiros óculos foram entregues pessoalmente pelo deputado estadual Chamonzinho, idealizador do projeto. Foram cerca de 5 mil óculos encomendados pelos mais carentes de Parauapebas, atendidos com toda a ternura de quem nasceu para servir.
“Temos trabalhado por esse estado, temos procurado cuidar das pessoas, levando benefícios para elas. As pessoas precisam de um momento especial de atenção em meio ao período que vivemos, e estamos hoje aqui finalizando o ciclo da passagem do Instituto Miguel Chamon. Meu coração se enche de alegria e gratidão a Deus pela oportunidade de estar cuidando do povo de Parauapebas”, disse Chamonzinho, em meio à calorosa recepção dos beneficiados.
Leia mais:Os atendimentos realizados pelo Instituto foram em clínica geral, oftalmologia – com encomenda gratuita dos óculos de grau – odontologia e exames de ultrassom, passando 17 dias pelos bairros de Parauapebas e também atendendo muitas outras cidades do sul e sudeste do Pará, como Marabá, Dom Eliseu, Abel Figueiredo, Curionópolis e Ipixuna do Pará.
SATISFAÇÃO
“Eu cheguei a chorar quando ele falou no nome de Jesus”, disse Maria Ilza dos Santos, uma das beneficiadas pelo atendimento oftalmológico e que recebeu os óculos no Alto Bonito nesta sexta. “É muito gratificante ver pessoas como ele, que tem amor pelo povo carente. Daqui a pouco vou receber meus óculos, que não paguei nada, e tenho certeza que sairei satisfeita”, disse a moradora do Alto Bonito, feliz e emocionada.
Benta Costa do Nascimento é costureira e, portanto, extremamente dependente da visão para realizar seu trabalho. “Quando eu fiquei sabendo [da vinda do Instituto Miguel Chamon a Parauapebas], dei glória a Deus. Meus óculos já não me serviam direito, e agora estou muito feliz que vou recebê-los; ainda mais de graça, porque não teria condição de comprar um novo agora”, disse Benta, há mais de dez anos na profissão.
Agora, o Instituto Miguel Chamon segue para Marabá, onde também realizará entregas de óculos. Durante a próxima semana, está programado o retorno à Parauapebas para finalizar o trabalho de entrega, mostrando seriedade, responsabilidade e atenção ao povo do município. (Juliano Corrêa)