Um cilindro grande e misterioso foi encontrado em praia da Austrália nesta segunda-feira (17/7). A polícia afirmou que o objeto, mesmo que ainda não tenha sido oficialmente identificado, não representa riscos à comunidade local. Segundo a Agência Espacial Australiana, pode ser que esse cilindro seja uma parte de um veículo de lançamento espacial estrangeiro.
“Como a origem do objeto é desconhecida, a comunidade deve evitar manuseá-lo ou tentar movê-lo. Se a comunidade detectar mais detritos suspeitos, eles devem denunciá-lo às autoridades locais e notificar a Agência Espacial Australiana. Estamos comprometidos com a sustentabilidade de longo prazo das atividades espaciais, incluindo a mitigação de detritos, e continuamos a destacar isso no cenário internacional”, pontuou a Agência.
A polícia australiana disse estar guardando o cilindro até que seja possível determinar o que ele é ou de onde veio. “Para manter a integridade da investigação, oficiais da Força Policial da Austrália Ocidental estão atualmente guardando o objeto. Esta medida foi tomada para garantir a preservação de possíveis evidências e facilitar exames periciais adicionais”, disse a polícia, em comunicado enviado ao jornal ABC News.
Leia mais:Moradores teriam avistado o cilindro na água da praia de Green Head e arrastado o objeto para a areia utilizando um veículo com tração nas quatro rodas. O cilindro tem cerca de 2m de largura.
We are currently making enquiries related to this object located on a beach near Jurien Bay in Western Australia.
The object could be from a foreign space launch vehicle and we are liaising with global counterparts who may be able to provide more information.
[More in comments] pic.twitter.com/41cRuhwzZk
— Australian Space Agency (@AusSpaceAgency) July 17, 2023
(Fonte: Correio Braziliense)