Correio de Carajás

OAB decide não criar categoria trans e levanta bandeira da inclusão no esporte

“Se alguém se sentir prejudicado pelo resultado de qualquer atleta, deve manifestar de maneira formal suas argumentações para que a gente analise”, diz Rodrigo Botelho

Corrida da OAB - etapa Marabá - acontece no próximo domingo, 3

O 11º Circuito de Corridas da OAB-PA (Ordem dos Advogados do Brasil) etapa Marabá, acontece no próximo domingo, 3, a partir das 6 horas. Com um percurso de sete quilômetros pelas ruas do Núcleo Nova Marabá, a largada e chegada acontecem em frente à sede da instituição, na Avenida VP-8.

A Reportagem teve acesso ao regulamento da prova e confirmou que constam apenas duas categorias: masculino e feminino.

Após a repercussão da reportagem veiculada no mês de julho de 2023 – quando uma atleta trans procurou o CORREIO pedindo apoio para competir na categoria feminina ou que fosse criada nova categoria para que pudesse continuar praticando o esporte – muitas opiniões foram lançadas.

Leia mais:

Na ocasião, a reportagem entrou em contato com o presidente da Subseção local da OAB, Rodrigo Botelho, que inclusive disse ter encaminhado a matéria veiculada no Portal para a gestão da corrida, em Belém.

Com a proximidade da Corrida da OAB em Marabá, Botelho confirmou que não foi criada uma nova categoria pelo entendimento de que isso poderia distanciar ainda mais as pessoas.

“A OAB acha que isola ainda mais a pessoa da sociedade e da inclusão e democratização do esporte. Por hora, não há a criação da categoria trans”, disse Botelho.

“Vamos tratar da forma mais democrática possível para que não haja nenhum tipo de discriminação da nossa parte”, finaliza Rodrigo Botelho

Questionado sobre os critérios utilizados na hora da inscrição, o presidente da OAB ressalta que foi seguido o gênero intitulado, atualmente, pela pessoa.

“Após o resultado da corrida de domingo e, consequentemente, a composição da premiação e dos pódios, caso haja algum descontentamento de participantes do Circuito, após a prova a pessoa deve manifestar de maneira formal suas impugnações e argumentações para que a gente, de forma concreta, analise e verifique se haverá alguma incidência de irregularidades ou desequilíbrio. Vamos tratar da forma mais democrática possível para que não haja nenhum tipo de discriminação da nossa parte”, finaliza Rodrigo Botelho.

Com isso, várias outras corridas de Marabá deverão adotar o regulamento da OAB como referência neste quesito, como já foi ventilado para alguns organizadores.

ENTREGA DOS KITS

A entrega dos Kits da Corrida da OAB – etapa Marabá – acontece no sábado, 2, na sede da instituição, no horário das 9h às 16h.

O atleta precisa apresentar o documento de identificação oficial com foto. (Ana Mangas)