Uma nuvem funil foi registrada por moradores de Canaã dos Carajás durante a forte chuva que caiu ontem na cidade, terça-feira (20), entre 17 e 18 horas. O fenômeno assustou os moradores, desacostumados a presenciá-lo. Procurado pela Reportagem, o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) informou que trata-se de nuvem funil, estado inicial de um tornado.
“A nuvem funil, o tornado ou a tromba d’água são fenômenos meteorológicos muito complexos de serem identificados ou monitorados, devido a sua pequena extensão tanto no espaço quanto no tempo, porém as condições atmosféricas reinantes sobre boa parte do sul do Pará, incluindo o município de Canaã dos Carajás, ontem à tarde estava propícia para a ocorrência da nuvem funil, com a presença de muitas nuvens CBs sobre a região”, informou o órgão.
Ainda de acordo com a Sipam, um tornado é estabelecido quando o funil toca na superfície terrestre. Quando o funil toca no mar ou no rio ele é chamado de tromba d’água. Como não há como observar se o funil chegou a tocar no solo ou no rio, em análise dos vídeos, a instituição afirma então que o fenômeno foi uma nuvem funil.
Leia mais:“Este fenômeno é proveniente de uma nuvem particular que é muito comum na nossa região que é a nuvem cumulonimbus (CB). A CB é a nuvem que promove tempestades, rajadas de ventos, raios e elevados volumes de chuvas em um curto período de tempo. Em estágios mais intensos das nuvens CBs a mesma pode desenvolver o funil que pode ou não tocar na superfície”, explica. (Luciana Marschall com informações de TV Correio/Canaã dos Carajás)