Correio de Carajás

Nuvem de fumaça cobre a Velha Marabá e helicóptero ajuda a conter chamas

O fogo aconteceu na tarde de terça-feira, 18, em uma área de mata próximo ao campo “Del Cobra”, no Bairro Santa Rosa

Helicóptero pega água no rio para auxiliar no trabalho de combate ao fogo na Velha Marabá

Militares do Corpo de Bombeiros foram acionados na tarde da última terça-feira, 18, para conter o fogo que se alastrava em uma área de mata nas proximidades do campo “Del Cobra”, no Bairro Santa Rosa, no Núcleo da Velha Marabá.

O fogo se alastrou e chegou perto de residências. Para conter o fogo – e a fumaça – que tomou conta do bairro, um helicóptero do Grupamento Aéreo de Segurança Pública ajudou a combater o fogo. Além disso, foram realizados combates diretos com mangueiras, mochilas e sopradores.

Em imagens enviadas ao CORREIO, é possível ver a aeronave sobrevoando por algumas vezes o Rio Tocantins para pegar água e jogar na área atingida pelo fogo.

Leia mais:

Banhistas que aproveitavam o veraneio na Praia do Tucunaré se assustaram com a proporção da altura da fumaça que era vista de longe.

“Nossa equipe foi acionada para atender esse chamado, e a área que foi possível fazer por terra foi feita. Mas, como era uma área de vegetação, precisamos acionar o helicóptero do Graesp foi utilizado para o complemento do trabalho naquele local. Trabalhamos em conjunto, e quando há essa necessidade eles são acionados. A aeronave possui um bolsão que pega a água de alguma fonte, no caso de Marabá do rio, e leva para o lugar onde está pegando fogo”, explica o major Felipe Galúcio, comandante do 5º Batalhão Bombeiro Militar.

QUEIMADAS

De acordo com o relatório divulgado nesta quarta-feira, 19, através do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), somente no dia 18 de julho (terça-feira), o Brasil registrou 547 focos de incêndio, sendo 48 deles no estado do Pará.

DADOS INPE

DICAS:

 

1 – Jamais atear fogo em área de vegetação ou roçado/desmatada sem a devida autorização e supervisão do órgão ambiental;

2 – Para as propriedades rurais, manter sempre aceiradas;

3 – Na zona urbana, todo proprietário de terreno deve manter sua propriedade limpa, com pouca ou nenhuma vegetação;

4 – Não usar o fogo como agente de limpeza, em quaisquer que seja o local ou para renovar a pastagem;

5 – Não queimar lixo, folhagens, galhadas e entulhos, principalmente se for próximo de áreas de vegetação (este tipo de material deve ser destinado para o local certo, e não queimado);

6 – Não lançar “bituca” de cigarro pela janela do veículo, pois a vegetação seca pega fogo com muita facilidade;

7 – Lembrar sempre da Lei de Crimes Ambientais – Lei 9605/1998, que explica que provocar incêndios em área de vegetação é crime, com pena de reclusão de 2 a 4 anos e multa e para aqueles que causarem poluição que afete a fauna e a flora (colocar fogo em lixo, entulho, etc.).

8 – Terão situações em que o incêndio já iniciou, então será necessário que o combate seja iniciado o mais breve possível. Portanto, ao presenciar focos de incêndio deve acionar o Corpo de Bombeiros Militar pelo fone 193 ou a Defesa Civil.

(Ana Mangas)