Correio de Carajás

Nuvem de fumaça cobre a Velha Marabá e helicóptero ajuda a conter chamas

O fogo aconteceu na tarde de terça-feira, 18, em uma área de mata próximo ao campo “Del Cobra”, no Bairro Santa Rosa

Helicóptero pega água no rio para auxiliar no trabalho de combate ao fogo na Velha Marabá
✏️ Atualizado em 20/07/2023 16h16

Militares do Corpo de Bombeiros foram acionados na tarde da última terça-feira, 18, para conter o fogo que se alastrava em uma área de mata nas proximidades do campo “Del Cobra”, no Bairro Santa Rosa, no Núcleo da Velha Marabá.

O fogo se alastrou e chegou perto de residências. Para conter o fogo – e a fumaça – que tomou conta do bairro, um helicóptero do Grupamento Aéreo de Segurança Pública ajudou a combater o fogo. Além disso, foram realizados combates diretos com mangueiras, mochilas e sopradores.

Em imagens enviadas ao CORREIO, é possível ver a aeronave sobrevoando por algumas vezes o Rio Tocantins para pegar água e jogar na área atingida pelo fogo.

Leia mais:

Banhistas que aproveitavam o veraneio na Praia do Tucunaré se assustaram com a proporção da altura da fumaça que era vista de longe.

“Nossa equipe foi acionada para atender esse chamado, e a área que foi possível fazer por terra foi feita. Mas, como era uma área de vegetação, precisamos acionar o helicóptero do Graesp foi utilizado para o complemento do trabalho naquele local. Trabalhamos em conjunto, e quando há essa necessidade eles são acionados. A aeronave possui um bolsão que pega a água de alguma fonte, no caso de Marabá do rio, e leva para o lugar onde está pegando fogo”, explica o major Felipe Galúcio, comandante do 5º Batalhão Bombeiro Militar.

QUEIMADAS

De acordo com o relatório divulgado nesta quarta-feira, 19, através do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), somente no dia 18 de julho (terça-feira), o Brasil registrou 547 focos de incêndio, sendo 48 deles no estado do Pará.

DADOS INPE

DICAS:

 

1 – Jamais atear fogo em área de vegetação ou roçado/desmatada sem a devida autorização e supervisão do órgão ambiental;

2 – Para as propriedades rurais, manter sempre aceiradas;

3 – Na zona urbana, todo proprietário de terreno deve manter sua propriedade limpa, com pouca ou nenhuma vegetação;

4 – Não usar o fogo como agente de limpeza, em quaisquer que seja o local ou para renovar a pastagem;

5 – Não queimar lixo, folhagens, galhadas e entulhos, principalmente se for próximo de áreas de vegetação (este tipo de material deve ser destinado para o local certo, e não queimado);

6 – Não lançar “bituca” de cigarro pela janela do veículo, pois a vegetação seca pega fogo com muita facilidade;

7 – Lembrar sempre da Lei de Crimes Ambientais – Lei 9605/1998, que explica que provocar incêndios em área de vegetação é crime, com pena de reclusão de 2 a 4 anos e multa e para aqueles que causarem poluição que afete a fauna e a flora (colocar fogo em lixo, entulho, etc.).

8 – Terão situações em que o incêndio já iniciou, então será necessário que o combate seja iniciado o mais breve possível. Portanto, ao presenciar focos de incêndio deve acionar o Corpo de Bombeiros Militar pelo fone 193 ou a Defesa Civil.

(Ana Mangas)