Correio de Carajás

Número de homicídios diminui 50% em Marabá

Ações ostensivas das polícias têm contribuído para a redução da criminalidade em Marabá e no Pará / Foto: Leandro Santana - Ascom PCPA

Seguindo uma tendência que ocorre em todo o Estado, o município de Marabá vem baixando a ocorrência de crimes. As taxas são consideráveis, sendo a principal delas o número de homicídios que apresentou redução de 50% em abril deste ano em relação a abril de 2019. Os números foram divulgados nesta sexta-feira (8) pelo delegado Thiago Carneiro Rodrigues, superintendente regional de Polícia Civil no sudeste do Pará.

Em toda a área de abrangência da 10ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), a taxa de homicídio apresentou redução de 22,58% em relação ao mesmo período do ano passado. Já os casos de roubo registraram queda de 34,12%.

Chama atenção também no relatório a apreensão de drogas. Nada menos de 141,1 quilos de substâncias entorpecentes foram apreendidas durante incursões feitas exclusivamente pela Polícia Civil. O relatório aponta também que foram realizadas 15 operações policiais, realizados 21 mandados de prisão e ainda 13 prisões em flagrante.

Leia mais:

No Pará

Por outro lado, dados divulgados na quinta-feira (30) pelo Monitor da Violência apontam o Pará entre os sete estados do Brasil que reduziram casos de homicídios, ao comparar os dois primeiros meses dos anos de 2019 e 2020. O Pará também está entre os quatro que mais reduziram o número de assassinatos, enquanto Roraima registrou a maior queda nacional: 47,5%.

Segundo informação da Agência Pará, houve diminuição em mais seis estados: Roraima, Goiás, Rio Grande do Sul, Rondônia, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. As outras 20 unidades da Federação apresentaram aumento, totalizando um crescimento de 8%.

“O Pará está entre os sete que reduziram, e com uma forte redução em relação ao ano passado. Isso é resultado de um trabalho integrado, feito com inteligência e muito afinco para que a gente possa, realmente, persistir na busca por resultados melhores. O nosso planejamento continua mesmo no período da pandemia, e estamos conseguindo manter, também nesse período da crise, a redução dos índices. Não só os números de janeiro e fevereiro, mas os números de março e abril também nos mostram uma forte redução”, enfatizou Ualame Machado, secretário de Segurança Pública e Defesa Social.

Ualame disse também que no final de 2019 todos os estados apresentaram redução, e ressaltou que o Pará está entre as unidades da Federação que mais reduziram os registros de homicídio em 2020 devido, principalmente, ao trabalho integrado. (Chagas Filho e Agência Pará)

ENTRE ASPAS

“O Pará está entre os sete que reduziram, e com uma forte redução em relação ao ano passado. Isso é resultado de um trabalho integrado, feito com inteligência e muito afinco para que a gente possa, realmente, persistir na busca por resultados melhores. O nosso planejamento continua mesmo no período da pandemia”, diz o Delegado Ualame Machado, titular da Segup.