Correio de Carajás

Número de acidentes cai 21% em Marabá

Departamento promoveu balanço da atuação em campo no ano passado
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

De acordo com o comparativo realizado pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) entre os anos de 2019 e 2020, houve uma diminuição de 21% no número de acidentes de trânsito no município de Marabá no último ano. Em 2019 o município registrou 308 acidentes de trânsito, sendo que em 2020 o número caiu para 241.

Emanuel Sousa da Cruz, atual diretor geral e funcionário do órgão há 16 anos, afirma que esse resultado é referente ao trabalho realizado pela gestão, onde a sinalização, educação no trânsito, engenharia e fiscalização foram prioridades para que as ruas de Marabá tivessem um bom funcionamento e uma melhor trafegabilidade.

O diretor explica, que a pandemia também favoreceu essa redução. “Tivemos um ano atípico e isso fez com que as pessoas ficassem mais em casa no último ano. Com o isolamento social, uma redução de veículos circulando foi percebida, o que ajudou o resultado desse índice positivo. Porém, atualmente Marabá conta com um trânsito mais organizado e sinalizado, além de uma fiscalização mais atuante. Esse conjunto de medidas colocados em prática, fizeram com que essa redução acontecesse”, afirma.

Leia mais:

Emanuel explica que o DMTU está trabalhando nas sinalizações das vias, tanto de modo vertical como de modo horizontal, que é o primeiro passo para ordenar e dar preferência no trânsito. Contudo, percebe-se em que algumas localidades ainda há o desrespeito com a sinalização, fazendo com que outras medidas sejam tomadas pelo departamento. “As lombadas, por exemplo, são uma forma de forçar o condutor a reduzir a velocidade, diminuindo assim, eventuais acidentes de trânsito naquela localidade”.

A EQUIPE DO CORREIO questionou o diretor sobre as fiscalizações dos espaços privados de uso coletivo, como shopping centers e supermercados, que possuem vagas exclusivas destinadas aos idosos e aos deficientes. Ele afirma que são feitas rondas ostensivas nesses locais, garantindo assim o direito desses motoristas.

“O departamento fiscaliza esses locais para dar cumprimento na lei federal que garante o gozo de idosos e deficientes às vagas prioritárias. O Ministério Público Estadual também nos exige que essas inspeções sejam executadas”.

Vale lembrar que para ter direito ao estacionamento exclusivo, o idoso ou deficiente precisa comparecer ao DMTU levando seus documentos pessoais e documentações comprobatórias para que seja confeccionado seu cartão. “Para estacionar nessas vagas, é necessário que o cartão esteja anexado ao painel do carro, em local visível. Caso não possua o documento e esteja utilizando a vaga, o veículo é autuado, como determina do Código Brasileiro de Trânsito”, explica Emanuel.

A pandemia também alterou o tráfego de veículos em algumas localidades, como a Orla Sebastião Miranda, que de acordo com o decreto municipal, aos finais de semana continuará restrita para veículos e, em caso de desobediência, serão guinchados. “Na orla estamos fazendo o trabalho de isolamento de estacionamento de veículos, trabalhando em conjunto com as polícias Civil, Militar e Guarda Municipal”.

Contando atualmente com 98 agentes de trabalho, o DMTU informa que está realizando um trabalho integrado com os órgãos de segurança pública e, que as patrulhas realizadas aos finais de semana têm reduzido tanto o número de acidentes como o número de crimes na cidade.

“A cada 15 dias realizamos reuniões para verificar e alinhar os trabalhos, adotando medidas e buscando um melhor trânsito para nossa cidade, garantindo a fluidez e a segurança para a população”, conclui. (Ana Mangas)

Comentários

Mais

Presidente do Incra exalta reforma agrária

Presidente do Incra exalta reforma agrária

Presidente do Incra exalta reforma agrária Em seu discurso no evento em Marabá, o presidente do Incra, Geraldo Melo Filho,…
Começa hoje a vacinação da  população sem prioridade

Começa hoje a vacinação da população sem prioridade

Um mutirão de dois dias vai marcar o momento tão esperado pelos marabaenses: o início da vacinação contra a covid-19…
Dose extra de vacina é insuficiente para imunizar a população

Dose extra de vacina é insuficiente para imunizar a população

A Secretaria Municipal de Saúde de Canaã dos Carajás recebeu do Governo do Estado 3.140 doses de vacina contra o…
Venezuelanos acampados em praça recebem ‘ultimato’

Venezuelanos acampados em praça recebem ‘ultimato’

A administração pública de Parauapebas trabalha para resolver a situação dos indígenas venezuelanos da etnia Warao, que estão acampados há…
Tião Miranda pede que Bolsonaro ajude a duplicar 3 rodovias em Marabá

Tião Miranda pede que Bolsonaro ajude a duplicar 3 rodovias em Marabá

Logo após a execução do Hino Nacional, no Parque de Exposições, nesta sexta-feira, dia 18, o prefeito de Marabá, Tião…
Brasil aplica mais de 2,56 milhões de doses de vacina em 24 horas

Brasil aplica mais de 2,56 milhões de doses de vacina em 24 horas

O Brasil estabeleceu um novo recorde nesta quinta-feira (17) ao aplicar 2.561.553 doses de vacinas contra a covid-19 em 24…