Correio de Carajás

Núcleo São Félix ganha base do SAMU para acelerar atendimento

Base do SAMU no São Félix vai diminuir tempo de resposta às ligações da comunidade/ Fotos: Aline Nascimento
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A base descentralizada do Samu 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) do Núcleo São Félix já está em pleno funcionamento com ambulância de suporte básico e atendimento 24 horas. A cerimônia de inauguração aconteceu na manhã desta terça-feira (3).

Agora, os atendimentos terão um menor tempo resposta para a comunidade do Núcleo São Félix e adjacências, o que representa um saldo positivo em atendimento, no fator sequelas e, consequentemente, em salvar vidas.  A estrutura do novo Samu conta com sala de estar, banheiro com acessibilidade, copa/cozinha, quarto de repouso, depósito/almoxarifado, garagem coberta e rampa de limpeza para ambulância.

A coordenadora do Samu, enfermeira Walternice Vieira, que trabalha no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Marabá há 14 anos, afirma que a base descentralizada no São Félix sempre foi um anseio muito grande, não só da população daquele núcleo como da própria equipe de resgate. “A gente costuma se colocar no lugar do usuário, ter empatia. O tempo resposta é determinante no fator da sequela, atendimento e até em salvar vidas. Para que isso acontecesse tínhamos que aumentar nossa frota. Entramos com um projeto e provamos para o Ministério da Saúde a necessidade da ampliação da frota, para que ela fosse utilizada e deslocada através de uma base descentralizada no núcleo São Félix”, explica Walternice”

Leia mais:
Walterlice Walternice explica que demanda por chamadas do São Félix era muito alta

Ela também destaca a importância das estatísticas que subsidiaram o projeto, em média de 600 ocorrências por mês. Desse número cerca de 10% eram para o Núcleo São Félix.

Na ocasião da cerimônia de inauguração, Walternice agradeceu a toda equipe o trabalho prestado e empenho. “Anjos utilizam asas, outros o manto azul”, elogiou ela, se referindo ao uniforme de resgate.

Alberto Almeida, coordenador médico do Samu, reafirmou que um dos grandes empecilhos do Samu era a demora do núcleo Cidade Nova no deslocamento até o São Félix. “Muitas vezes a ponte estava engarrafada, o trânsito intenso, nosso tempo resposta chegava em mais de 30 minutos. Devemos abreviar agora e sermos mais eficiente possível”, frisou o médico. Na base descentralizada ficará uma ambulância USB (Unidade de Suporte Básico), 24 horas em permanência, com equipe, um condutor e um técnico de enfermagem.

Parte da equipe que vai trabalhar na nova unidade descentralizada do SAMU em Marabá

O secretário municipal de Saúde, Valmir Moura, destacou que a base descentralizada do Samu é uma grande conquista. “A gente acredita que a região de São Félix e Morada Nova e suas adjacências se tornou uma cidade grande, com muitas necessidades. O trabalho que será realizado pelo Samu é muito importante e fundamental agora, porque será mais ágil. Antes, a dificuldade de acesso era bem maior devido à ponte”, enfatiza. (Secom/PMM)

Comentários

Mais

Caminhão a serviço do Dnit derruba tanque e VP-8 é parcialmente bloqueada

Caminhão a serviço do Dnit derruba tanque e VP-8 é parcialmente bloqueada

Uma das rotatórias da avenida VP-8 da nova Marabá estava parcialmente isolada nesta manhã de domingo (20), bem perto da…
Presidente do Incra exalta reforma agrária

Presidente do Incra exalta reforma agrária

Presidente do Incra exalta reforma agrária Em seu discurso no evento em Marabá, o presidente do Incra, Geraldo Melo Filho,…
Começa hoje a vacinação da  população sem prioridade

Começa hoje a vacinação da população sem prioridade

Um mutirão de dois dias vai marcar o momento tão esperado pelos marabaenses: o início da vacinação contra a covid-19…
Dose extra de vacina é insuficiente para imunizar a população

Dose extra de vacina é insuficiente para imunizar a população

A Secretaria Municipal de Saúde de Canaã dos Carajás recebeu do Governo do Estado 3.140 doses de vacina contra o…
Venezuelanos acampados em praça recebem ‘ultimato’

Venezuelanos acampados em praça recebem ‘ultimato’

A administração pública de Parauapebas trabalha para resolver a situação dos indígenas venezuelanos da etnia Warao, que estão acampados há…
Tião Miranda pede que Bolsonaro ajude a duplicar 3 rodovias em Marabá

Tião Miranda pede que Bolsonaro ajude a duplicar 3 rodovias em Marabá

Logo após a execução do Hino Nacional, no Parque de Exposições, nesta sexta-feira, dia 18, o prefeito de Marabá, Tião…