Correio de Carajás

Novo Repartimento: homem colhe manga com mais de 3 kg

Seu Ediel Gomes garante que essa não foi a maior manga que já colheu do pé que apresenta frutos enormes

Quem é fã de manga sabe que a fruta, dependendo do tipo, não costuma passar dos 500g, e é a partir daí que começa a excentricidade desta matéria. Colhida por Ediel Gomes dos Santos, de 50 anos, a manga do pé plantado em seu sítio em Novo Repartimento, a 180 km de Marabá, pesa exatos 3,255 kg. Um achado. O fruto para lá de robusto chama a atenção e enche a boca d’água só de ver.

Quando seu Ediel comprou o terreno onde reside atualmente, chamado de sítio Canaã, situado na Vicinal Iolanda, já existia um pé de manga da espécie que ele chama “De Quilo”. Para um correspondente do Correio de Carajás, ele conta que o primeiro foi plantado há aproximadamente 16 anos e há quatro anos, ele mesmo plantou o segundo com a mesma semente, dando continuidade à prováveis novas mangas extravagantes como a em questão.

“Para mim é uma alegria essa situação tão singular, tendo em vista que por conta dos pés e das frutas, sua residência se tornou um ponto turístico. Muitos ficam maravilhados, outros desacreditam e no fim das contas muitos vêm visitar e conhecer de perto essa iguaria”, conta o senhor, acrescentando que, no auge da humildade e simpatia, faz questão de presentear os visitantes com as sementes e os frutos.

Leia mais:

Vale ressaltar que a maior manga já colhida no Brasil foi por Gilvandro Batista Gomes em 2010, na cidade de Marília, em São Paulo. O fruto pesava 2,770 kg, tinha uma circunferência de 60 cm na vertical e 52 cm na horizontal. Em um recorte mundial, de acordo com o Guiness World Records, a manga mais pesada do mundo foi encontrada em Guayatá, Colômbia, na fazenda San Martín, localizada no Departamento de Boyacá e pesava 4,25 kg.

E a surpresa não para por aqui, a manga de 3 kg não é o único exotismo de seu quintal. Ele, demonstrando ser um verdadeiro “mangueiro”, também possui outras espécies espalhadas por seu terreno e dentre elas, há um tipo chamado de “foice” que, segundo ele, chega a medir até 20 cm de comprimento. (Thays Araujo)