Correio de Carajás

Novo prefeito de Goianésia só será definido pelo TSE

Itamar Cardoso perdeu na primeira e segunda instância. Agora, seu futuro está nas mãos do TSE
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A população do município de Goianésia do Pará, a 170 km de Marabá, vai esperar mais um pouco para conhecer o prefeito e vice-prefeito para os próximos quatro anos mesmo depois da eleição do último domingo, 15. O ex-prefeito Itamar Cardoso do Nascimento, do Avante, o mais votado com 40,17% (6.201 votos), teve o registro indeferido. Ele concorreu sub judice e o caso será julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O ex-prefeito Itamar Cardoso teve o registro de candidatura indeferido pelo juiz eleitoral Andrey Magalhães Barbosa, da 103ª Zona Eleitoral, após julgar dois pedidos de impugnações de origem do Ministério Público Eleitoral e coligação Juntos por Goianésia, do candidato a prefeito Flávio Barbosa dos Santos, o Baianinho, do PTB. Os pedidos foram baseados em atos de improbidade administrativa supostamente praticados pelo ex-gestor.

“Aliás, julgamento divergente jamais poderia ocorrer sob a lavra deste magistrado, posto que o requerente possui em seu acervo extenso histórico de atos devidamente julgados pelo Tribunal de Contas que apontam malversação do dinheiro público, desvio ou não prestação de contas, e que somente em relação aos 08 processos de prestação de contas com trânsito em julgado encerraram por imputar ao impugnado os atos de improbidade administrativa, a quantia que se faz devida em restituição aos cofres públicos supera o montante de R$ 1.000.000,00”, citou Andrey em sua decisão ao impugnar o registro do candidato baseado na Lei da Ficha Limpa.

Leia mais:

O caso foi parar no Tribunal Regional Eleitoral do Pará e deveria ser julgado antes das eleições, o que não aconteceu por causa de um pedido de adiamento feito pelos advogados de Itamar. E nesta semana o Pleno do TRE julgou por 7×0 favorável ao indeferimento do registro. Itamar recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral.

Um advogado ouvido pela Reportagem apontou que Itamar poderá assumir o cargo de prefeito. Essa possibilidade existe caso ele vença no TSE. Outra alternativa é o atual prefeito Ribamar Lima (MDB, que obteve 5.179 votos, ou seja, 33,55%,) continuar no cargo no caso de o TSE manter o indeferimento e caso haja esse entendimento da Suprema Corte.

A última opção seria a realização de novas eleições. Neste caso, também depende do entendimento dos ministros. Com novas eleições, o próximo presidente do Legislativo Municipal assumiria interinamente a Prefeitura de Goianésia do Pará. (Antonio Barroso)

Mais

Força-tarefa faz quase 500 abordagens no trânsito de Canaã

Força-tarefa faz quase 500 abordagens no trânsito de Canaã

A operação “Saturação” reuniu as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros, agentes da Secretaria Municipal de Segurança Pública…
Sem máscara, Bolsonaro debocha: 'Sou imorrível, imbrochável e incomível'

Sem máscara, Bolsonaro debocha: 'Sou imorrível, imbrochável e incomível'

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) esteve, sem máscara, na manhã desta segunda-feira (17/5) cumprimentando apoiadores na porta do Palácio da…
Bruno Covas, prefeito de São Paulo, morre de câncer aos 41 anos

Bruno Covas, prefeito de São Paulo, morre de câncer aos 41 anos

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, faleceu neste domingo (16), aos 41 anos, vítima de câncer. Ele deixa um…
Marcha da Família e ruralistas juntam forças em ato neste sábado

Marcha da Família e ruralistas juntam forças em ato neste sábado

Manifestantes pró-governo Bolsonaro devem voltar às ruas neste sábado, dia 15 de maio, duas semanas após os atos que mobilizaram…
Bolsonaro vem a Marabá  no dia 28 de maio para entrega de títulos do Incra

Bolsonaro vem a Marabá no dia 28 de maio para entrega de títulos do Incra

O dia 28 de maio, uma sexta-feira, deverá ser a data em que o presidente da República, Jair Bolsonaro, vai…
Helder inaugura, entrega cheques e assina ordens de serviço em Marabá

Helder inaugura, entrega cheques e assina ordens de serviço em Marabá

Em visita a Marabá nesta quarta-feira (12) o governador Helder Barbalho rodou a cidade fazendo inaugurações, assinando ordens de serviço,…