O Hospital Regional da Rodovia PA-279, localizado em Ourilândia do Norte, é uma realidade. A unidade de média e alta complexidade foi construída pela Vale e foi entregue ao Governo do Pará, já equipada, no dia 18 de maio. A gestão, operação e manutenção do novo hospital será do governo, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Benefício para cerca de 500 mil paraenses do sul e sudeste do estado.
Com serviços de média e alta complexidade, a unidade tem capacidade para 16 especialidades médicas, pronto atendimento e 120 leitos, sendo 30 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, pediátrico e neonatal.
Em quase 12 mil metros quadrados, foram construídos quatro andares, recepção, áreas administrativas, ambulatório, farmácia, setores de internação, além de estacionamento. Como suporte a todos esses serviços, a unidade conta também com centro de apoio diagnóstico para a realização de exames laboratoriais, de imagem e métodos gráficos como raio-x, mamografia, tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia, entre outros.
Leia mais:“O hospital consolida mais um compromisso da Vale com o Pará e atende a um anseio da população, que passa a contar com um hospital para atendimento imediato e de qualidade. Além disso, muitos moradores não vão mais precisar se deslocar para outros municípios para receber atendimento de saúde. Agora o atendimento será feito no Hospital Regional da PA-279”, afirmou Kilma Cunha, gerente executiva de Onça Puma, unidade da Vale em Ourilândia.
O hospital vai reduzir a sobrecarga de outros complexos hospitalares da região e contribuir com a oferta de saúde médico-hospitalar da população.
“A inauguração do hospital regional reforça a importância da parceria com a iniciativa privada para gerar desenvolvimento, sobretudo para ter esse olhar social, para cuidar das pessoas. Agora, os paraenses dessas regiões do Pará terão o atendimento de qualidade e que vai melhorar a qualidade de vida de todos”, enfatizou o governador Helder Barbalho.
O novo espaço será referência em atendimento ambulatorial e hospitalar nas especialidades de pediatria, obstetrícia de alto risco, traumatologia, cirurgia geral, oftalmologia, oncologia e cardiologia. O Hospital Regional da PA-279 terá ainda o serviço de terapia renal substitutiva (hemodiálise), com dez máquinas para atender pacientes renais crônicos.
Mais de 250 trabalhadores atuaram na construção do hospital e cerca de 50 empresas da região foram contratadas, fortalecendo a economia local e reafirmando o compromisso da Vale com o desenvolvimento socioeconômico da região e do Pará.
O total do investimento, incluindo obra e equipamentos, superou a ordem de R$ 185 milhões.
Municípios beneficiados
Serão 15 municípios beneficiados com o funcionamento do novo Hospital Regional da PA-279, principalmente da região Sul do Estado. São eles: Ourilândia do Norte, Conceição do Araguaia, Água Azul do Norte, Bannach, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Pau D’Arco, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã e Xinguara.
Abrir Olho na publicação com os depoimentos abaixo
“Eu sou filho de Ourilândia do Norte e estou muito feliz em ver a obra do hospital regional concluída e entregue à população. Tenho certeza de que esse novo hospital vai salvar muitas vidas em nossa cidade”. João Henrique Pereira da Rocha, morador de Ourilândia do Norte.
“É uma honra ter um hospital regional em nossa cidade. É um sonho realizado. Tenho certeza de que vamos ter um atendimento de qualidade agora”. Maria dos Santos Sousa, moradora de Ourilândia do Norte
“Eu sou condutor de ambulância e sei que agora vamos salvar muitas vidas, não só de Ourilândia, mas dos moradores das regiões circunvizinhas. É uma satisfação poder ver nosso sonho realizado e ter um hospital todo equipamento e com tantas especialidades médicas. É uma satisfação imensa ver tudo isso acontecer”. Moisés de Castro Filho, morador de Ourilândia.
Parceria para novos investimentos
Além do Hospital Regional da PA-279, a Vale construiu seis Usinas da Paz (UsiPaz), sendo quatro na Região Metropolitana de Belém, uma em Parauapebas e outra em Canaã dos Carajás. Uma nova UsiPaz está em construção em Marabá e recentemente foi anunciada a construção de mais duas UsiPaz, nos municípios de Bragança e Abaetetuba.
Somados a estes investimentos sociais da Vale, em parceira com o Governo do Pará, a empresa mantém outros grandes projetos em andamento no Estado, como a nova ponte sobre o rio Tocantins, que vai reforçar a mobilidade no município e ampliar o escoamento da produção da região. Tem ainda a Tecnored, primeira planta de produção de ferro-gusa de baixo carbono, por meio do uso de fontes de energia limpa.
[Informe publicitário]