É até difícil de acreditar, mas finalmente, depois de um “longo e tenebroso inverno”, o Estádio Arena Asdrúbal Bentes, o “Asdrubão”, vai finalmente ser inaugurado. A previsão da prefeitura é de que até o dia 31 de dezembro deste ano a nova praça de esportes de Marabá seja palco de seu primeiro jogo.
Mas, na real, o torcedor só vai acreditar mesmo quando ver com seus próprios olhos, porque a paciência do marabaense com esse jogo de “empurra-empurra” já está nos acréscimos.
A novidade é que as obras já estão 80% concluídas e os refletores que integram o sistema de iluminação já foram testados e aprovados, conforme explicou o engenheiro civil Elvys Maia, responsável pela obra.
Leia mais:Segundo ele, já foram aprovados o sistema de água e de esgoto, assim como o estado do gramado e seu sistema de irrigação também estão em ordem. “Estamos em contagem regressiva para que a bola comece a rolar aqui no Asdrubão”, reafirma Elvys Maia.
De acordo com o profissional, nesse momento estão em andamento a concretagem do acesso dos torcedores, desde o estacionamento até a bilheteria e a entrada no estádio. “Terminando essa parte, o passo seguinte será o acabamento, que inclui principalmente a instalação de cerâmica e a pintura”, resume Elvys.
Localizado na Vila São José (Km 8 da BR-230), a Arena Asdrúbal Bentes começou a ser construída no longínquo ano de 2011. Lá se foram três Copas do Mundo e nada de apito final nessa obra.
A capacidade inicial é de 4,7 mil torcedores, porque esta primeira fase tem apenas uma arquibancada, que fica no lado Oeste e está completamente coberta. Já nos setores Norte, Leste e Sul existem apenas corredores por onde os torcedores podem circular, mas não há arquibancadas construídas nesta etapa inicial.
É possível também que depois da inauguração oficial, as obras ainda passem por uma prorrogação, para ajustes, reparos e alguns acabamentos, mas nada que impeça a bola rolar.
(Chagas Filho)