Uma solenidade na noite desta segunda-feira, dia 30 de dezembro, marcou a entrega do mais novo espaço de lazer da Nova Marabá, no canteiro entre as folhas 29 e 30. O local, que tem 15 mil metros quadrados de área verde, espaço para prática de esportes, entre outros, foi batizado de Praça do Maçom, em reconhecimento pela ampla história da Maçonaria, trabalhando pelo desenvolvimento de Marabá.
De acordo com a Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop), o local conta com campo de futebol; pista de corrida e caminhada com quase 1km de extensão; três estacionamentos; área para prática de zumba e outras atividades e academia ao ar livre.
O parque urbano reunirá ações voltadas para esportes como caminhada, corrida e ciclismo, lazer como piqueniques e encontros, além de potencial para o turismo, em um local que fica próximo a espaços como Centro de Convenções e hotéis, sendo um cartão-postal da cidade.
Leia mais:Para a execução da obra, além de recursos da prefeitura, também houve aporte financeiro do Fundo de Desenvolvimento de Turismo, gerido pelo Conselho Municipal de Turismo.
A titular da Sevop, Ana Betânia Moreira, explica que a demanda por espaços como o parque entre as Folhas 29 e 30 surgiu a partir do aumento da prática de atividades físicas. O que levou a gestão a construir as pistas de caminhada do Residencial Tiradentes e do Rotary Club entre as Folhas 29 e 19.
SOLENIDADE
A solenidade foi marcada por homenagens, contando com a presença do prefeito Tião Miranda, secretários e representantes das lojas maçônicas: Firmeza da Humanidade Marabaense nº 6; Loja Maçônica Pioneira da Transamazônica nº 44 e Loja Past Grão Mestre Wagner Spindola de Ataíde nº 94, as três pertencentes à Grande Loja Maçônica do Pará. Além da tradicionalíssima Loja Simbólica Trabalho e Silêncio nº 2219 e da Loja Maçônica Aurora de Marabá nº 4188, ambas do Grande Oriente do Brasil, o GOB.
O grão-mestre adjunto da Grande Loja Maçônica do Pará, Flávio Guimarães, ainda entregou uma medalha ao prefeito Tião, com diploma de Grande Benemérito da Ordem Maçônica. Autor da proposta que deu nome à praça, o vereador Miguelito também falou e narrou a grande importância da instituição.
Um obelisco com o símbolo maçônico foi inaugurado no centro da praça.
(Da Redação)