A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) divulgou, na manhã desta segunda-feira (30), o balanço de funcionamento da nova ferramenta do Disque Denúncia do Pará. Foram registradas, neste final de semana, quase mil ocorrências via aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, através do número (91) 98115-9181, disponível aos cidadãos paraenses desde a última sexta-feira (27).
“Percebemos a grande aceitação por parte da população registrando quase mil demandas; essa média era um pouco superior a cinquenta registros diários computados pela ligação convencional, o 181, que continua atendendo no mesmo número e com o mesmo volume de ligações, porém pela plataforma do WhatsApp nós conseguimos alcançar muito mais a população e atender aos anseios da sociedade”, ressaltou o secretário estadual de Segurança Pública, Ualame Machado.
As mensagens enviadas são recebidas e um diálogo se desenvolve a partir de informações solicitadas pela atendente virtual, com o objetivo de obter o máximo de informações pelo sistema de Inteligência Artificial Rápido e Anônimo, personificado por uma atendente virtual denominada Iara.
Leia mais:Qualquer pessoa pode enviar informações em texto, áudio, fotos e vídeos, além de localização. As informações também podem ser sobre crimes que já ocorreram para que possam ser solucionados, como por exemplo, recaptura de presos, venda de entorpecentes, localização de veículos roubados, entre outros. Ao fazer uma denúncia, a pessoa receberá um número de protocolo para acompanhar o andamento da demanda ou acrescentar informações.
“Percebemos que a população tem preferência pelo canal de aplicativo de mensagens, até porque ela pode mandar fotos, vídeo e áudios. O aplicativo é representado por uma boneca virtual chamada Iara, que atende todas as ocorrências e denúncias. Em seguida, as informações são direcionadas para os nossos sistemas de onde apuramos e seguimos com ações para iniciar as investigações” – Ualame Machado, titular da Segup.
O número 181 permanece disponível para chamadas de voz, gratuitamente. Outra ferramenta que está à disposição da sociedade é o chatbot, um sistema de troca de mensagens que funciona 24 horas, sete dias por semana, e que também receberá denúncias garantindo o sigilo e o anonimato. A caixa de diálogo ficará localizada na parte inferior de todos os sites de segurança pública do Pará, como o das polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros. A atendente virtual Iara também estará presente neste canal de relacionamento com o cidadão.
“Nós ampliamos o canal de atendimento do Disque Denúncia, que além de continuar com o atendimento convencional pelo número 181, agora a população também pode denunciar pela internet, através do site da Segup, e ainda pela mais nova plataforma que criamos via WhatsApp”, concluiu o titular da Segup. As denúncias recebidas no final de semana já estão sendo apuradas pelas forças de segurança. (Agência Pará)