O final de semana foi de tensão e desespero para as mulheres marabaenses. Pelo menos nove delas denunciaram terem sido vítimas de violência doméstica na cidade. Os episódios foram registrados em diversos bairros e os suspeitos das agressões foram encaminhados para a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam).
ESFAQUEAMENTO NA ZONA RURAL
No sábado (22), João Batista da Silva Costa atingiu o ex-cunhado com um facão na Travessa Araguaia, na Vila Brejo do Meio, zona rural de Marabá. De acordo com informações da Polícia Civil (PC), a vítima é irmão da ex-companheira de João e tomou a facada no lugar da mulher, ao defendê-la do suspeito.
Leia mais:Antes do ocorrido, João e a ex teriam discutido e a vítima esfaqueada teria tomado as dores da irmã. Para a polícia, João alegou que agiu em legítima defesa.
O homem ferido foi socorrido e levado para o Hospital Municipal de Marabá, enquanto o suspeito e a ex foram encaminhados para a Deam.
NÚCLEO CIDADE NOVA
Ainda no sábado, Junny Vieira Lima, Verlandie Silva de Morais e José dos Santos Costa Filho foram apresentados na delegacia sob acusação de violência doméstica contra a mulher.
Era por volta das 22h30 da noite quando Junny foi denunciado pela companheira. De acordo com o relato policial, a mulher apresentava ferimentos causados pelo suspeito. Durante a abordagem da Polícia Militar (PM), o homem, que estava visivelmente embriagado, ofendeu os agentes gritando frases como “vocês querem se amostrar” e “seus policiais filhos da p***”. Para contê-lo, foi necessário o uso do elastômero e de gás de pimenta. O suspeito foi algemado e levado para a Deam.
No caso de Verlandie Silva de Morais, foram populares os responsáveis pela denúncia à PM. De acordo com o relato, a vítima foi encontrada caída no chão, na Avenida Tocantins, no Bairro Bom Planalto, e a hipótese é que foi agredida pelo suspeito.
Ainda conforme a polícia, a mulher afirmou que possui medida protetiva contra Verlandie e que foi agredida fisicamente por ele na noite de sábado. O homem, que estava embriagado, foi detido e apresentado na delegacia especializada.
No domingo (23), José dos Santos Costa Filho foi preso na Rua Sororó, bairro Independência, após a PM receber informações de que ele estava agredindo a esposa e a ameaçando de morte.
No local, os agentes foram recebidos pela vítima, que autorizou a entrada na casa. Policiais encontraram uma espingarda ponto 28, de fabricação caseira, e uma munição. Com isso, tanto José quanto a vítima foram levados para a Deam.
NOVA MARABÁ
Nas Folhas 11 e 33, Núcleo Nova Marabá, dois casos foram registrados. No primeiro, Dheimerson da Silva Torres é suspeito de agredir a companheira e foi a mãe da vítima que acionou a PM. De acordo com o relato, o suspeito estava embriagado e foi levado para a especializada.
Já no caso da Folha 33, José Alixandre Pinto foi detido após a PM receber informações de que ele teria ameaçado uma mulher. Quando a equipe policial chegou no local, o homem estava dormindo em uma cama e ao seu lado estavam três facas de cozinha que ele usou para ameaçar a vítima. José Alixandre foi algemado e levado para a Deam.
SÃO FÉLIX E MORADA NOVA
Na sexta-feira (21), Valdeir de Oliveira Leite foi detido, suspeito de ferir a ex-companheira com uma faca. De acordo com o relato da polícia, ele não aceita se separar da vítima.
Quando os policiais chegaram à residência, localizada no Residencial Paris, no núcleo São Félix, Valdeir não estava lá. Ele foi encontrado em um bar, no São Félix II, onde foi algemado e levado para a delegacia.
Já no sábado, Agnaldo Lima da Silva teria ameaçado a sobrinha na Rua Ubiratan, bairro São Félix Pioneiro. De acordo com informações, a vítima se trancou no quarto ao perceber que o tio estava armado com uma faca. Quando os policiais chegaram no local, o homem estava dormindo em uma rede, com a faca em cima de uma mesa. Ele foi algemado e levado para a especializada.
No domingo, em Morada Nova, Wanderson Pereira Santos foi detido sob a suspeita de agredir a companheira com um soco no nariz. O relato policial afirma que, durante o atendimento à vítima, os policiais constataram que seu nariz sangrava bastante. Na sequência os agentes realizaram buscas para localizar o suspeito, mas sem sucesso. Posteriormente a vítima entrou em contato para informar que o homem havia retornado para casa e que puxou seus cabelos.
Os policiais retornaram ao local e encontraram Wanderson em frente à residência. Ele foi preso e levado para a Deam.
A Reportagem do Correio de Carajás não teve acesso a nenhum dos nove suspeitos para ouvir suas versões sobre os casos.
(Luciana Araújo, com informações da Polícia Civil)