Distância de 33% na liderança. Essa é a diferença do candidato do MDB ao Governo do Pará, Helder Barbalho, em relação ao segundo colocado, Paulo Rocha (PT) em nova pesquisa divulgada nesta terça-feira (28) pela TV Record Belém, e feita pelo instituto Real Time Big Data. O ex-ministro está com 45% das intenções de voto, enquanto o senador petista aparece com 12%. Márcio Miranda (MDB), o candidato da situação, é o terceiro, com 10%. Foram 1.200 entrevistados e a margem de erro é de 3% para mais ou para menos.
Os números confirmam o que já tinha apresentado a Pesquisa Ibope divulgada na semana passada e na qual eles figuravam na mesma ordem, com: 43% para Helder Barbalho, 13% para Paulo Rocha e 11% para Márcio Miranda.
A pesquisa do Real Time Big Data está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número: 000182018.
Leia mais:No levantamento estimulado, quando o eleitor escolhe o seu favorito em uma lista de candidatos apresentada, Helder Barbalho aparece em primeiro, seguido de Paulo Rocha e Márcio Miranda. Veja:
Helder Barbalho (MDB) 45%
Paulo Rocha (PT) 12%
Márcio Miranda (DEM) 10%
Fernando Carneiro (PSOL) 3%
Cleber Rabelo (PSTU) 2%
Brancos/Nulos 10%
Indecisos 18%
Na pesquisa espontânea, modalidade em que o entrevistador pergunta ao eleitor em quem ele vai votar sem apresentar qualquer lista de candidatos, o candidato do MDB também lidera a lista:
Helder Barbalho (MDB) 18%
Marcio Miranda (DEM) 6%
Paulo Rocha (PT) 4%
Outros 1%
Brancos/Nulos 9%
Indecisos 62%
#SEGUNDO TURNO
O instituto Real Time Big Data simulou também dois cenários para o 2º turno das eleições:
1º Cenário:
Helder Barbalho (MDB) 50%
Paulo Rocha (PT) 22%
Brancos/Nulos 22%
Indecisos 6%
2º Cenário:
Helder (MDB) 48%
Marcio Miranda (DEM) 32%
Brancos/Nulos 13%
Indecisos 7%
[Da Redação, com informações do DOL]