Correio de Carajás

Nova Marabá e Cidade Jardim são os bairros mais denunciados em Marabá e Parauapebas

Divulgação

A Central do Disque Denúncia Sudeste do Pará divulgou, nesta segunda-feira (16), o balanço das atividades desenvolvidas no ano de 2019. Em Marabá, cidade com maior número de ocorrências relatadas, os bairros mais denunciados foram Nova Marabá (31%), Velha Marabá (5%), Liberdade (4%) e Laranjeiras (4%). Em Parauapebas, foram Cidade Jardim (11%), Rio Verde (8%) e Bairro da Paz (7%).

Marabá / Imagem: Divulgação

Parauapebas / Imagem: Divulgação

Dentre os casos mais denunciados estão as ocorrências de poluição sonora, em primeiro lugar, seguidas de tráfico de drogas e reclamação por produtos ou serviços defeituosos. Ao longo do ano, o serviço contribuiu para a apreensão de 1.571 pedras de crack, 71 papelotes e 16 tabletes de maconha, 13 Kg de cocaína e na prisão de 162 criminosos.

Durante os nove anos em atuação na região, o Disque Denúncia já atendeu mais de 7.590 pessoas que utilizaram dos canais de atendimento para pedir ajuda e denunciar crimes. O serviço conta com o Whatsapp (94) 98198-3350, o aplicativo próprio e o telefone fixo (94) 3312-3350 para receber informações.

Leia mais:

O serviço possui, ainda, os projetos de desaparecidos, procurados e “quem matou?”. Em 2019 foram produzidos 168 cartazes de desaparecidos, 67 de localizados, 17 de procurados, sete de capturados e cinco de “quem matou?”. 

Dentre os casos que o serviço auxiliou a polícia na elucidação, destaca-se o roubo à Agência do Banco do Brasil em Jacundá, ocorrido na madrugada do dia 22 de outubro. Na época, a central divulgou o cartaz de procurados com recompensa de R$ 3 mil por informações que levassem à localização e identificação dos homens que assaltaram a agência e logo após começaram a chegar denúncias que contribuíram de maneira significativa nas investigações. (Luciana Marschall – com informações de Disque Denúncia)