Correio de Carajás

Nova formação de policiais militares começa na próxima semana

Após empregar 133 novos policiais militares, recém-formados no Curso de Formação de Praças, no Veraneio da região sudeste do Pará, o Comando de Policiamento Regional (CPR) II inicia na próxima segunda-feira (6), no 4º Batalhão de Polícia Militar, formação de mais duas turmas.

Desta vez, de acordo com o major Fernando Oeiras, subcomandante do 4º BPM, serão 91 alunos que devem concluir o curso até março do próximo ano. “São 91 alunos que em março do ano que vem estarão se formando e estando nas ruas para dar apoio na região sudeste do Pará”.

Ele explica que essa formação possui a mesma carga horária que a anterior, porém será finalizada em espaço de tempo mais curta. “É o mesmo ensino, mas com o turno maior. Serão realizadas atividades teóricas e práticas. Agora, no Módulo I, o policial começa a se habituar à vida militar, vendo a parte teórica do Direito, já começando uma atividade física e conhecimento para mexer com armamento”.

Leia mais:

O major destaca que, devido à grande onda de criminalidade, o trabalho militar tem sido ‘puxado’ e precisa ter uma formação específica dentro do rigor hierárquico e disciplina militar. “Isso precisa ser passado para o aluno, além do trabalho dentro das novas normas de polícia cidadã e comunitária que estão sendo trabalhadas, para que seja um policial mostrando um serviço de qualidade nas ruas”.

Por fim, afirmou que o efetivo a ser formado ajudará a suprir as baixas decorrentes de aposentadorias, afastamentos por invalidez e falecimento.

MOTOCICLETAS

Além do curso, acrescentou o tenente-coronel Franklin Roosevelt, comandante do 4º BPM, o CPR II recebeu, nesta semana, 141 motocicletas que deverão ser entregues oficialmente na próxima semana aos municípios que compõem a unidade regional. Apenas nas nove cidades pelas quais o 4º BPM é responsável, ficarão 41 veículos.

“A partir disso poderemos operacionalizar elas aproveitando já os 133 novos policiais militares formados. Vamos melhorar o policiamento utilizando motocicletas”, disse. Atualmente, em Marabá, apenas três veículos desta natureza estão sendo empregados. “Pretendemos colocar mais 12 para funcionar periodicamente na cidade”.

ANIVERSÁRIO

Na próxima terça-feira, dia 7, o 4º BPM completa 40 anos de existência nesta região, um dos mais antigos do Estado do Pará. Conforme o comandante, haverá uma solenidade no quartel, em Marabá, com solenidade militar.

Dentre as atividades, desfile militar, entrega de medalhas para policiais, entrega de certificados de “Amigo do Batalhão” para pessoas que, de alguma forma, colaboraram com a instituição, exposição dos materiais utilizados na atividade policial e espaço para entretenimento de crianças. (Luciana Marschall – com informações de Josseli Carvalho)