Correio de Carajás

Nossa Senhora de Nazaré é homenageada em Círio da Segurança Pública

Nossa Senhora de Nazaré é homenageada em Círio da Segurança Pública
Imagens: Rayane Pontes
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O 1° Círio das Forças da Segurança Pública e Justiça peregrinou nas ruas de Parauapebas na manhã desta sexta-feira, 18. A homenagem à Nossa Senhora de Nazaré reuniu a Guarda Municipal, Departamento Municipal de Trânsito (DMTT), Detran, Polícia Militar, Civil, Ministério Público, Defensoria Pública, Susipe e Corpo de Bombeiros.

A romaria encerrou com uma missa ministrada pelo padre Patrick Fernandes na sede da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi).

O secretário de Segurança Institucional, Glauber Mota, disse que para o órgão é de suma importância a intercessão da Nossa Senhora de Nazaré. “Para que possamos abençoar todos esses guerreiros que diariamente buscam exatamente isso, proporcionar a segurança a todos nós paraenses. Para nós é uma honra”, comentou.   

Leia mais:

Já o cabo Adalton, da Polícia Militar, ressaltou a renovação da fé nesse período do Círio. “Participar como fiel, mas também como pessoa que representa as outras pessoas que fazem parte da nossa instituição, que nesse momento recebe a Nossa Senhora de Nazaré, nesse momento de bênçãos. Acreditamos que o nosso senhor Jesus Cristo, com um pedido da mãe, concede as bênçãos”, declarou.

Ele destaca que os trabalhadores que lidam diuturnamente com a questão da ordem pública e manutenção da segurança, muitas vezes acabam questionando a própria fé. “Vivemos muitas questões que nos levam a questionar a nossa fé e esse momento é muito especial, de estar participando, de estar recebendo a Nossa Senhora aqui no Batalhão da PM. Nesse momento que vivenciamos o Círio é o momento que nos ajuda muito por isso, nos fortalece a praticar a nossa função bem em todos os momentos”, descreveu.   

O delegado Gabriel Costa destacou que todos precisam de proteção. “Até mesmo porque Nossa Senhora é a nossa padroeira e na delegacia as pessoas trabalham para o enfrentamento da criminalidade. Este trabalho tem que ser abençoado, trabalho feito por pessoas do bem e que voltam para casa com a proteção de Deus. Esse é o trajeto pela segurança da nossa cidade”.         

O Círio teve saída às 8h, da Igreja Nossa Senhora de Nazaré, localizada na Rua Yecuana, no Parque dos Carajás II. O percurso contou com sete paradas para momentos de devoção e comunhão, passando pela Avenida F, com a primeira parada na Câmara Municipal.

Depois seguiu pela Rua Rio Verde e Avenida Presidente Kennedy, parando no Corpo de Bombeiros, pela PA 275 e Rua E, parando na Praça de Eventos, e então pela PA 275 até a Portaria da Flona Carajás, onde ocorreu a quarta parada.

De lá, a procissão seguiu pela Rua 2, no Bairro Cidade Nova, e Rua F, parando no Quartel do 23º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Pará. Passou então pela rotatória e retornou pela Rua E, passando pela Rua 16 e parando na Delegacia.

Por fim, seguiu pela Avenida J, parando na Prefeitura de Parauapebas, e passou pela Avenida A, Avenida E, Avenida Potiguar e Rua Anawenuê até finalizar no Semsi. (Theíza Cristhine e Ronaldo Modesto)

Comentários

Mais

Venezuelanos acampados em praça recebem ‘ultimato’

Venezuelanos acampados em praça recebem ‘ultimato’

A administração pública de Parauapebas trabalha para resolver a situação dos indígenas venezuelanos da etnia Warao, que estão acampados há…
Tião Miranda pede que Bolsonaro ajude a duplicar 3 rodovias em Marabá

Tião Miranda pede que Bolsonaro ajude a duplicar 3 rodovias em Marabá

Logo após a execução do Hino Nacional, no Parque de Exposições, nesta sexta-feira, dia 18, o prefeito de Marabá, Tião…
Brasil aplica mais de 2,56 milhões de doses de vacina em 24 horas

Brasil aplica mais de 2,56 milhões de doses de vacina em 24 horas

O Brasil estabeleceu um novo recorde nesta quinta-feira (17) ao aplicar 2.561.553 doses de vacinas contra a covid-19 em 24…
Vereador de Marabá entrega título de Honra ao Mérito ao presidente Bolsonaro

Vereador de Marabá entrega título de Honra ao Mérito ao presidente Bolsonaro

Antes de iniciar seu discurso, o presidente Jair Bolsonaro convidou para o palco o vereador Fernando Henrique, de Marabá, e…
Em Marabá, Bolsonaro exalta “propriedade sagrada” e critica o MST

Em Marabá, Bolsonaro exalta “propriedade sagrada” e critica o MST

Festejado por apoiadores em Marabá, que estiveram aos milhares acompanhando seus passos desde o desembarque no aeroporto local, o presidente…
Parauapebas começa a vacinar pessoas sem comorbidades a partir de 50 anos

Parauapebas começa a vacinar pessoas sem comorbidades a partir de 50 anos

Neste sábado (19) todas as unidades de saúde das zonas urbana e rural de Parauapebas abrem das 9 às 17…