Cinco pessoas foram infectadas pelo Norovírus, no Pará, sendo uma delas em Belém, conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), nesta segunda-feira, 13. A nota explicava ainda que a gastroenterite aguda não é uma doença de notificação compulsória, o que pode resultar em dados incompletos.
As informações disponíveis foram baseadas nos registros realizados pelo LACEN, quando solicitado no final de 2024. A Sespa informou ainda que segue monitorando as Doenças Diarreicas Agudas (DDA) em 1.729 unidades sentinelas e reforça a importância da higienização das mãos e do consumo de água potável como medidas preventivas contra o Norovírus e outras DDAs.
O Norovírus, vírus que tem atingido diversas cidades do litoral sul paulista, pertence a um grupo de doenças de origem viral conhecidas como gastroenterite e são normalmente transmitidas por via fecal-oral. Os principais sintomas são náusea, vòmito, diarréia e dor abdominal.
Leia mais:Desde dezembro, turistas e moradores de cidades, principalmente da Baixada Santista e litoral paulista, vem reclamando do aumento de casos de virose desde as festas de final de ano. A prefeitura do Guarujá chegou a declarar situação de surto de virose gastrointestinal.
Ainda não se sabe o que causou a infecção. A prefeitura de Guarujá chegou a notificar a Sabesp sobre a possibilidade de que os casos poderiam ter sido provocados por vazamentos e ligações clandestinas de esgoto na região da Enseada. A Sabesp, no entanto, negou a informação.