Correio de Carajás

Nobel de Física 2021 vai para Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi

Vencedores dividirão o prêmio, que totaliza 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,1 milhões). As láureas em Química, Literatura e Paz serão entregues ainda nesta semana; já a de Economia será divulgada na próxima segunda (11).

Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi são os ganhadores do Prêmio Nobel 2021 em Física, anunciou a Academia Real das Ciências da Suécia nesta terça-feira (5), pelas contribuições inovadoras para a nossa compreensão de sistemas físicos complexos.

Os vencedores dividirão o prêmio, que totaliza 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,1 milhões). Metade do prêmio será dividido por Syukuro Manabe e Klaus Hasselmann, pelo modelo físico do clima da Terra, quantificando a variabilidade e prevendo com segurança o aquecimento global.

A outra metade irá para Giorgio Parisi, pela descoberta da interação de desordem e flutuações em sistemas físicos.

Leia mais:

As descobertas

 

  • Syukuro Manabe, da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, demonstrou como o aumento das concentrações de dióxido de carbono na atmosfera leva ao aumento da temperatura na superfície da Terra. Na década de 1960, ele liderou o desenvolvimento de modelos físicos do clima da Terra e foi a primeira pessoa a explorar a interação entre o balanço de radiação e o transporte vertical de massas de ar. Seu trabalho lançou as bases para o desenvolvimento de modelos climáticos.
  • Cerca de dez anos depois, Klaus Hasselmann, do Instituto Max Planck de Meteorologia, em Hamburgo, na Alemanha, criou um modelo que liga o tempo e o clima – respondendo, assim, à pergunta de por que os modelos climáticos podem ser confiáveis apesar de o tempo ser mutável e caótico. Ele também desenvolveu métodos para identificar sinais específicos – “impressões digitais” – que fenômenos naturais e atividades humanas imprimem no clima. Seus métodos têm sido usados para provar que o aumento da temperatura na atmosfera é devido às emissões humanas de dióxido de carbono.
  • Por volta de 1980, Giorgio Parisi, da Universidade Sapienza de Roma, na Itália, descobriu padrões ocultos em materiais complexos desordenados. Suas descobertas estão entre as contribuições mais importantes para a teoria dos sistemas complexos. Eles tornam possível compreender e descrever muitos materiais e fenômenos complexos diferentes e aparentemente inteiramente aleatórios, não apenas na física, mas também em outras áreas muito diferentes, como matemática, biologia, neurociência e aprendizado de máquina (machine learning).

 

Os vencedores

 

Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi  — Foto: Twitter/Nobel Prize
Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi — Foto: Twitter/Nobel Prize

  • Syukuro Manabe nasceu em 1931 em Shingu, no, Japão. Obteve o doutorado em 1957 na Universidade de Tóquio. Hoje, é meteorologista sênior da Universidade de Princeton, nos EUA.
  • Klaus Hasselmann nasceu em 1931 em Hamburgo, na Alemanha. Obteve o doutorado em 1957 na Universidade de Göttingen. É professor do Instituto Max Planck de Meteorologia em Hamburgo.
  • Giorgio Parisi nasceu em 1948 em Roma. Obteve o doutorado em 1970 na Universidade Sapienza de Roma, onde é professor.

No ano passado, o prêmio de Física foi para três cientistas, por descobertas sobre buracos negros.

Nobel 2021

 

A láurea em Medicina foi a primeira a ser anunciada, na segunda (4). Os prêmios em QuímicaLiteratura e Paz serão entregues ainda nesta semana; já a láurea em Economia será divulgada na próxima segunda (11). Veja o cronograma:

  • Medicina: segunda-feira, 4 de outubro
  • Física: terça-feira, 5 de outubro
  • Química: quarta-feira, 6 de outubro
  • Literatura: quinta-feira, 7 de outubro
  • Paz: sexta-feira, 8 de outubro
  • Economia: segunda-feira, 11 de outubro

(Fonte:G1)