Correio de Carajás

No Dia do Exército, 5 militares de Marabá são condecorados

Major Luciano Valente Júnior foi um dos condecorados em sessão solene na Câmara Municipal de Marabá

A sessão solene de homenagem anual aos membros do Exército Brasileiro que atuam de forma destacada em quartéis de Marabá foi realizada na manhã de terça-feira, 18 de abril, com a participação de militares e do novo comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, general Eduardo da Veiga Cabral.

A cerimônia ocorreu na véspera ao Dia do Exército, que transcorre nesta quarta-feira, 19 de abril, e o evento foi presidido pelos vereadores Coronel Antônio Araújo e Cabo Rodrigo.

O presidente da Câmara, Alecio Stringari, destacou que a realização da sessão solene específica em homenagem do Legislativo de Marabá demonstra a importância do Exército para o País, especialmente, em sua atuação em prol do desenvolvimento da Amazônia.

Leia mais:

Propositor da sessão solene, o vereador Coronel Araújo lembrou a relevância do EB para Marabá e enfatizou que a instituição tem a segunda maior folha de pagamento da cidade, só ficando atrás da Prefeitura de Marabá. “A 23ª Brigada é a maior do Brasil e foi criada em 1976, em Santarém, depois transferida para Marabá, por sua posição estratégica no cenário amazônico. Ela atinge 12% do território Brasileiro. O Exército tem infindáveis histórias em nosso município, sendo braço forte e mão amiga. Prova disso é quando passamos pela enchente, que se não fosse o EB as dificuldades seriam ainda maiores”, reconhece.

Cerimônia no Plenário do Poder Legislativo reuniu centenas de militares

Por sua vez, Cabo Rodrigo seguiu o mesmo tom de discurso e mencionou a relação amistosa que o Poder Legislativo mantém com os militares do Exército. “Não canso de frisar a importância do nosso EB em marabá. Ele é fundamental nas enchentes e em outras ações, com apoio na reforma de escolas, por exemplo”.

Decano do Legislativo Municipal, o vereador Miguel Gomes Filho, o Miguelito, salientou que o Exército é muito grande em Marabá, tanto do ponto de vista metafórico quanto de sua estrutura física. “Temos orgulho de ter instalados aqui quartéis que nos dão segurança e, ao mesmo tempo, dialogam com a sociedade. As homenagens que esta Casa de Leis presta a um grupo de militares é justa e necessária”.

Representando o Poder Executivo, o secretário de Segurança Institucional, Jair Barata, frisou que é uma honra fazer parte de um evento dessa natureza, tanto por sua posição atual quanto pelo trabalho que desempenhou junto à Polícia Rodoviária Federal.

João Chamon Neto, secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, lembrou que o Dia do Exército é comemorado pelo Legislativo marabaense há 10 anos, mostrando a importância da instituição para o município e região.  Ele ainda ressaltou que junto com outros órgãos e instituições de segurança, o Exército compõe o conjunto de segurança para mais qualidade do povo de Marabá e toda a região.

General Veiga salientou que o Poder Legislativo local tem muito em comum com os militares, pois ambos se dedicam a servir à Pátria com muito trabalho, nos rincões brasileiros. “Neste dia 19 de abril o Exército Brasileiro comemora 375 anos de sua existência. Julgo importante a presença dele na Amazônia e aqui na nossa região do Pará. Marabá tem uma importância estratégica e observamos que aqui é feito um trabalho com responsabilidade, pois é visto a pujança econômica dessa região”.

O general ainda destacou que a 23ª Brigada abrange áreas do norte do Tocantins, parte do Maranhão e Pará. “Temos a maior e mais completa infantaria de selva do Brasil, quiçá do mundo. Uma Brigada com cerca de 5 mil militares, e isso é motivo de orgulho para todos nós. Tenham em nós o braço forte, preparado para defender nossas missões constitucionais. E a mão amiga, pois tudo que foi citado pelos vereadores, vamos buscar aumentar mais, apoiando a pátria e o desenvolvimento nacional”.

Os cinco militares homenageados foram Josiano Dal’Carobo Martins, Thiago Dias Vila Verde da Silva, Iúri de Lima Fonseca, Luciano de Aquino Valente Júnior e Alexandre Grangeiro de Lima.