Correio de Carajás

No combate à desinformação, Correio de Carajás solidifica sua participação no Projeto Comprova

A iniciativa brasileira sem fins lucrativos reúne jornalistas de 42 veículos de comunicação para combater a desinformação online

Jornalistas reunidos no ComprovaDay para combater a desinformação e fortalecer o jornalismo investigativo

Em um cenário midiático cada vez mais complexo, é crescente a necessidade de investigar e desmascarar conteúdos enganosos, usados como ferramenta para combater a manipulação e disseminação de notícias falsas. A luta contra a desinformação se torna crucial e nesse contexto, o Projeto Comprova, liderado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), atua para combater as peças de desinformação.

Integrando a iniciativa desde 2020, o Correio de Carajás, único veículo do Pará a participar da iniciativa em 2024, reafirma seu compromisso com o combate à disseminação de notícias falsas. A participação do CORREIO se intensifica em 2024, com o monitoramento e verificação de conteúdos relacionados ao processo eleitoral deste ano e, por isso, a repórter Luciana Araújo representou o veículo no ComprovaDay.

No ComprovaDay, a repórter Luciana Araújo aprimorou as técnicas de combate à desinformação

O evento foi realizado na sede do Google, em São Paulo, na quarta-feira, 10, e proporcionou aos jornalistas participantes, representando 42 veículos de comunicação, um dia de imersão em palestras e oficinas focadas no aprimoramento das técnicas de identificação e combate à desinformação.

Leia mais:

Aprimorando técnicas de combate à desinformação

Oficina de Redação: Ministrada por Luisa de Alcantara e Silva, da Folha de São Paulo, a oficina abordou estratégias para tornar a leitura de textos sobre desinformação mais clara e atraente, sem comprometer a precisão da verificação.

Inteligência Artificial a serviço do jornalismo: Marco Túlio Pires, do Google News Initiative, apresentou as ferramentas Gemini e NotebookLM, explorando o potencial da inteligência artificial no auxílio às tarefas jornalísticas, como a identificação de padrões e a verificação de informações em larga escala.3

Investigação aprofundada: Victor Jacó Lopes e Pedro Colombini, do Jusbrasil, capacitaram os jornalistas sobre o uso da plataforma na apuração de informações, demonstrando como a ferramenta pode auxiliar na checagem de dados e na identificação de fontes confiáveis.3

“Cross-checking” para a garantia da qualidade: Pedro Prata e José Antonio Lima enfatizaram a importância do “cross-checking”, processo em que diferentes jornalistas verificam o texto de verificação, garantindo a precisão e a imparcialidade da checagem.

Educação Midiática como chave para um futuro com menos desinformação: Patricia Blanco e Daniela Machado, do Instituto Palavra Aberta, destacaram a importância da educação midiática no combate à desinformação. Uma maneira de empoderar os cidadãos a identificar e questionar conteúdos falsos ou enganosos.

A participação do Correio de Carajás no Projeto Comprova é pautada no compromisso do veículo de comunicação em oferecer aos seus leitores informações verificadas e confiáveis. Através do treinamento intensivo e do acesso às ferramentas e técnicas mais avançadas de combate à desinformação, a equipe está ainda mais preparada para identificar e desmascarar notícias falsas, contribuindo para um debate público mais informado e democrático.

O PROJETO COMPROVA

O Projeto Comprova é uma iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos liderada pela Abraji e que reúne jornalistas de 42 veículos de comunicação brasileiros para descobrir, investigar e desmascarar conteúdos suspeitos sobre políticas públicas, eleições, saúde e mudanças climáticas que foram compartilhados nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. Os conteúdos do Comprova estão liberados para republicação e seguem a Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0) da CreativeCommons. É possível copiar e distribuir o material em qualquer meio ou formato, com qualquer propósito – mesmo comercial.