A Flor de Carajás é uma planta que só pode ser encontrada na Floresta Nacional de Carajás, unidade de conservação ambiental com mais de 400 mil hectares, e distante 30 quilômetros de Parauapebas.
Ipomoea Cavalcantei, nome científico da Flor, que nasce apenas em campos ferruginosos e por isso temos a planta em solo parauapebense. E é no meio do verde da floresta que o vermelho intenso e vivido da Flor de Carajás se destaca.
Leia mais:Dona de características marcantes, a Flor de Carajás é vermelha e lembra o tom da bandeira do Pará. Já a textura é aveludada, remetendo à delicadeza, tornando-se símbolo de uma terra rica e cheia de belezas naturais.
A Flor que foi descoberta em 1969, pelo pesquisador Daniel Austin, e agora é oficialmente a espécie-símbolo do município, após a Câmara Municipal de Parauapebas aprovar o projeto de lei nº 49/2024.
Em nota, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) descreve a importância da aprovação do projeto neste ano:
“A Flor de Carajás está ameaçada de extinção e o único lugar no mundo inteirinho onde podemos encontrá-la é na Floresta Nacional de Carajás. Para a população de Parauapebas, este reconhecimento vai além do simbolismo. Representa um compromisso renovado com a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável da região. Ao adotar a Flor de Carajás como seu emblema, a cidade reafirma sua ligação com a natureza e assume a responsabilidade de ser uma guardiã ativa do meio ambiente”.
Assista a matéria especial dos repórteres da TV Correio Parauapebas Ísis Drumond e Davi Andrade.
(Theíza Cristhine, com informações de Ísis Drumond e Davi Andrade – TV Correio)