Correio de Carajás

Negra Melodia lança seu primeiro EP nesta sexta

CULTURA AFRO

Marcelo Melo e Jane Martins prometem música de qualidade e reflexões sociais/Foto: Divulgação
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Nesta sexta-feira (10), a partir das 17h, a Banda Negra Melodia fará uma apresentação com as músicas que compõem seu primeiro EP autoral. O show será no Museu Municipal Francisco Coelho, na parte dos fundos, de frente para a entrada da Catedral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Velha Marabá. A gravação do EP conta com financiamento da Lei Aldir Blanc.

Fundada em agosto de 2009, a Banda Negra Melodia teve como idealizadores os sociólogos(as) Jane dos Santos Martins e Marcelo Melo dos Santos, ambos egressos do Curso de Ciências Sociais da UFPA, campus Marabá, hoje UNIFESSPA.

O projeto da Negra Melodia surge das diversas experiências e eventos culturais realizados no Tapiri Campus I. As músicas tocadas pela banda retomam letras, ritmos (Axé, Ijexá, Reggae, Samba-Reggae, Carimbó) e compositores (Clara Nunes, Rita Ribeiro, Mariene de Castro, Chico César, Edson Gomes, Gilberto Gil, Tribo de Jah etc.) ligados à valorização da cultura afro-brasileira.

Leia mais:

A Banda Negra Melodia tem feito apresentações musicais em bares e casas de shows em Marabá, mas principalmente em espaços alternativos criados pelo movimento negro. A banda sempre participa e se apresenta nos tradicionais eventos do dia 20 de novembro (dia da consciência Negra) e puxa o Bloco “Terra Preta”, onde todas as vertentes do movimento negro saem com seus tambores para “pular o carnaval”.

Agora, nesta sexta-feira, a Negra Melodia deve lançar seu primeiro EP autoral. São sete canções que contam com composições autorais e parcerias. As canções trazem diversos ritmos (Reggae, Samba, Boi-Bumbá, lambada) e letras que valorizam elementos da Cultura Afro-Brasileira e denunciam as várias formas de violência sofrida por estes grupos. (Da Redação)

Comentários
Festival de Cinema CurtaCarajás está de volta!

Festival de Cinema CurtaCarajás está de volta!

O importante evento de difusão e acesso à produção cinematográfica brasileira no Pará já tem data marcada para retorno: 9,…
Bigode Festival retorna com muita música e ao ar livre neste domingo

Bigode Festival retorna com muita música e ao ar livre neste domingo

Após mais de dois anos desde a última edição, o Bigode Festival retoma as atividades em Marabá com quatro apresentações…
Mestres do tambor participam de bate-papo nesta quinta

Mestres do tambor participam de bate-papo nesta quinta

A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás promoverá a mesa “As coisas do imaterial: tocadores-fazedores de tambores”. O debate…
Anitta grava clipe nesta segunda-feira (29) em Belém, afirma colunista

Anitta grava clipe nesta segunda-feira (29) em Belém, afirma colunista

A cantora Anitta irá gravar um clipe nesta segunda-feira (29), em Belém. As informações são do colunista Christian Emanoel, que…
Parauapebas em Dança acontece em dezembro

Parauapebas em Dança acontece em dezembro

Entre os dias 9 e 12 de dezembro será realizada a quarta edição do festival “Parauapebas em Dança”, com programação…
Freddie Mercury: 30 anos sem a voz mais poderosa do rock

Freddie Mercury: 30 anos sem a voz mais poderosa do rock

No dia 24 de novembro de 1991, há 30 anos, o mundo do rock ficava sem um dos seus maiores talentos. Com apenas…