📅 Publicado em 12/11/2025 17h41
A chegada das festas de fim de ano acende uma preocupação em todo o Brasil, já que milhares de pessoas ainda têm algum grau de insegurança alimentar. Para transformar a fome em esperança, a Ação da Cidadania lançou, na terça-feira (11), o Natal Sem Fome 2025, a maior mobilização social do país, com o tema “Ilumine o Natal de quem precisa”.

Os voluntários da Ação da Cidadania se articulam em mais de 3 mil comitês comunitários espalhados pelo país para mapear famílias em vulnerabilidade e garantir que cada cesta chegue a quem precisa.
Para 2025, a meta é distribuir mais de 2 mil toneladas de alimentos. O alento nessa época do ano é o mote dessa campanha, que é simbólica e ao mesmo tempo potente, como avalia o diretor executivo da Ação da Cidadania, Rodrigo “Kiko” Afonso.
Leia mais:“Em 2025, o Betinho, nosso fundador, completaria 90 anos. Enquanto trabalhamos para que seja erradicada a fome, a gente continua firme no propósito de iluminar o Natal de milhares de famílias, nossa meta é distribuir mais de duas mil toneladas de alimentos nesse Natal e mostrar que a solidariedade é mais do que um gesto: é um direito de todos!”.
Mesmo com o Brasil fora do Mapa da Fome da ONU, dados do IBGE de 2024 mostram que quase 25% dos domicílios brasileiros ainda vivem a incerteza de ter a próxima refeição, o que representa mais de 60 milhões de pessoas sem acesso regular à alimentação adequada. Entre os lares afetados, quase 60% são chefiados por mulheres, e a fome atinge de forma desproporcional crianças e famílias com baixa renda.
As doações já podem ser feitas no site www.natalsemfome.org.br.
(Agência Brasil)
