A sexta noite da 15ª edição do Natal Encantado aconteceu nesta quinta-feira (12), logo após o término da santa missa. Mais do que luzes e música, o evento trouxe à Praça São Francisco um encontro perfeito para os apaixonados pela boa comida, especialmente os pratos que carregam a essência e o sabor da cultura local. Por trás de cada preparação está o afeto e o voluntariado de quem se dedica à ação.
Como nas noites anteriores, as barracas de comidas foram um espetáculo à parte. Entre aromas irresistíveis e sorrisos calorosos, o público se deliciou com tortas variadas, hambúrgueres artesanais, tacacá, churrasco e pratos tradicionais como o mucunzá (canjica), que remete à memória afetiva de muitos marabaenses.
SABORES QUE CONTAM HISTÓRIAS
Leia mais:
Ao Correio de Carajás, Valdirene Sousa, uma das voluntárias, compartilhou o que sente ao participar do evento, enquanto servia uma fila de clientes ansiosos por sua torta de frango. “Participo do evento desde a primeira edição. É realizador fazer esse trabalho e ouvir dos clientes um obrigada”, conta Valdirene.

Assim como ela, Antônio Moura, vidraceiro, diz que não mede esforços para contribuir anualmente como voluntário. “A organização começa três meses antes da data. Fazemos de tudo para proporcionar o melhor e aproveitar esse momento”.
Durante o dia, Antônio realiza o trabalho na própria empresa e, a noite, se dispõe ao voluntariado na igreja, algo que, segundo ele, não é incômodo. Ele revela que organiza tudo ainda pela parte da tarde, e que muitas vezes sai do evento pela madrugada. “Faço com o maior prazer, porque sei que há muito trabalho e poucos operários”.
DOAÇÃO EM DOBRO
No terceiro ano como voluntária, Kelly Mello se dedica ao Natal Encantado junto com a família. “É gratificante ver o encanto nos olhos das crianças. É um prazer contribuir e gerar essa memória na vida delas”, destaca a empresária. Ela conta que a filha, de apenas 5 anos, aguarda ansiosamente o momento de ajudar no evento.

Andrei Silveira, proprietário de uma hamburgueria, relata que foi convidado há quatro anos para participar do momento, em parceria com a Paróquia São Francisco. O que para ele é motivo de alegria.

Entre os voluntários, está também a advogada Letícia Camargo, que atua há 15 anos na organização do evento. “Já passei por diversos setores, mas hoje estou no caixa da festa. Como todos os anos, a expectativa é de superar o público das edições anteriores. É uma das metas”, comenta. Letícia destaca ainda que os voluntários se dividem entre as barracas de comida e a Casinha do Papai Noel para atender as famílias.

SHOWS DA NOITE
Enquanto o público saboreava as delícias das barracas, a Banda Samba Santo tomou o palco e trouxe alegria aos presentes. Sorrisos se espalharam, e alguns até arriscaram uma dança.
A noite também contou com a voz de Celso Geyer e Banda. Durante o show, a banda homenageou padre Fabrício, que morreu em um acidente este ano. “Hoje queremos lembrar, com todo carinho, uma das atrações mais amadas do Natal Encantado nos últimos dois anos, e que agora não está conosco presencialmente”, dizia a mensagem que emocionou o público.
Idealizado pela Paróquia São Francisco de Assis e patrocinado pela Sinobrás, Fundação Casa da Cultura e Governo do Estado, por meio da Lei Semear, o Natal Encantado vai além de luzes e decorações. É um mergulho na cultura, na história e nos sabores que resistem ao tempo, além de ser um gesto de doação.
Para quem ainda não visitou, a festa segue até domingo, dia 15, prometendo noites de emoção, música e, claro, muita gastronomia.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
Sábado (14)
Missa às 18h
Abertura Cultural
DJ Jorginho
Show: Eliana Ribeiro
Domingo (15)
Missa às 18h
Elevação do Menino Jesus
Abertura Cultural
DJ Jorginho
Show: Igor Felix
Encerramento
(Milla Andrade)