Correio de Carajás

Natal Encantado brilha mesmo embaixo da chuva

Nas duas primeiras noites, evento de celebração do nascimento de Jesus reúne milhares de pessoas na Praça São Francisco

A praça reuniu milhares de pessoas com bela ornamentação, comidas típicas, brinquedos e missa

Marabá começou a sentir o verdadeiro clima natalino graças à comunidade católica da Paróquia São Francisco, que iniciou o maior espetáculo natalino da região: o Natal Encantado. Na abertura, sábado, 9, a missa deu o verdadeiro start aos nove dias de comemorações que serão prestigiados pelos moradores e visitantes.

Na segunda noite, domingo, 10, a chuva não atrapalhou a programação e as apresentações ocorreram normalmente. Como esse ano foram colocadas mais tendas, o público pôde se abrigar enquanto chovia e, após a chuva, muita gente ainda continuou na praça acompanhando as programações culturais. Até mesmo a casa do Papai Noel não deixou de ficar movimentada.

O Natal Encantado é promovido pela Fundação Cultural do Pará, do Governo do Pará, por meio da Lei Semear, com o patrocínio da Sinobras. Mais de 100 voluntários se revezam desde o mês de novembro, trabalhando dia e noite, na produção, testes, montagem e decoração do Natal Encantado 2023.

Leia mais:

Em entrevista a reportagem deste CORREIO, Padre Jorge, líder espiritual da Paróquia São Francisco, falou sobre o evento deste ano e refletiu sobre o verdadeiro significado do Natal.

Segundo o Padre Jorge Luís Guimarães, a cada vez o evento cresce mais, e a beleza se torna ainda mais espetacular com a presença do povo de Deus e de toda a comunidade

Ele começou expressando suas melhores expectativas: “Espero o melhor possível. Até começar, ficamos um pouco tensos, mas à medida que as coisas se desenrolam, ficamos mais tranquilos. A expectativa é que tenhamos inúmeras pessoas. Cada vez o evento cresce mais, e essa beleza se torna ainda mais espetacular com a presença do povo de Deus e de toda a comunidade”.

Sobre a montagem do Natal Encantado, padre Jorge destaca a dedicação dos voluntários: “A montagem é relativamente recente, mas já tem mais de um mês que os voluntários da nossa paróquia estão trabalhando nisso. É gratificante ver tudo iluminado e bonito, e as pessoas comparecendo. A preparação é fundamental, e a exigência desse antecedente é o que dá essa beleza ao evento. É um trabalho árduo, mas as pessoas fazem isso por amor”, complementa.

Padre Jorge também enfatizou que muitos membros da equipe trabalham voluntariamente movidos pelo amor ao evento e à comunidade. “Há pessoas que participam desde a primeira das 14 edições. Mesmo agora, já começamos a pensar na 15ª edição, mas enquanto isso, vamos aproveitar esse momento”.
Ao abordar o verdadeiro sentido do Natal, o padre ressaltou a importância de manter o foco na igreja e no significado religioso. “É uma festa cheia de luz, com muita gente esperando pela presença do Papai Noel, mas é crucial lembrar o verdadeiro significado do Natal, o nascimento de Jesus”.

A organização do evento estima que, só na maior estrutura de árvore de Natal, foram utilizados 1.600 metros de mangueiras de led. Já na cascata de luzes que ornamenta a fachada da Paróquia São Francisco, 23 mil lâmpadas de led, além de outras 27 mil lâmpadas que compõem as demais estruturas que ocupam a Praça São Francisco durante os dias de evento.

Em sua 14ª edição, o Natal Encantado promete superar as expectativas dos participantes, oferecendo uma programação diversificada para todas as idades. Entre as atrações, destacam-se os shows culturais e religiosos que iluminarão a noite da cidade com música e apresentações artísticas.

A praça de alimentação, sempre um ponto de encontro popular, proporciona uma variedade de sabores para os presentes. Delícias locais e pratos típicos natalinos estarão disponíveis para saciar os paladares dos participantes.

A psicóloga Fabrícia Ferraz dedica parte de seu tempo como voluntária paróquia, especialmente durante o Natal Encantado, trabalhando na barraca de cachorro-quente.

A psicóloga e voluntária Fabrícia Ferraz diz estar servindo com a intenção do coração e alegria verdadeira      Foto: Evangelista Rocha

Ela faz parte do grupo da Caju, uma comunidade católica envolvida nos eventos da paróquia. “Estamos com outros grupos e pastorais que também fazem esse trabalho voluntário no Natal Encantado. É uma tradição que participamos há muitos anos, cada ano contribuindo de maneiras diferentes”, afirmou.

Ao ser indagada sobre sua motivação para o voluntariado, Fabrícia destaca o encanto que sente pelo evento: “A praça fica linda, é uma oportunidade de trazer meus filhos, passear com meu marido, e também tem toda a questão religiosa. É encantador vivenciar a chegada de Jesus. Todas as noites tem a missa, a venda de comidas e shows católicos”, resume.

Um presépio em tamanho real, cuidadosamente preparado, é uma atração especial, proporcionando aos visitantes a oportunidade de vivenciar a cena do nascimento de Jesus de maneira única e emocionante.

A casinha do Papai Noel é o local ideal para as crianças compartilharem seus desejos e tirarem fotos com o bom velhinho, espalhando a magia e a alegria natalina.
O Natal Encantado é uma iniciativa que fortalece os laços comunitários e ressalta os valores natalinos. A comunidade católica da Paróquia São Francisco convida todos a participarem desse evento especial, que promete encantar corações e celebrar o verdadeiro espírito do Natal.

Isabelle Cristina, aos 16 anos, já carrega consigo uma notável responsabilidade como estudante do ensino médio. Conversamos com ela sobre seu trabalho voluntário no Natal Encantado, um evento que ela acompanha desde a infância. “Desde pequena, trabalhei muito na casinha do Papai Noel, participando ativamente com a decoração e interação com as crianças. Sempre fui ativa na paróquia, uma tradição que vem de muitos anos, já que meus pais também estão envolvidos há muito tempo”, compartilhou a jovem.

Voluntária de 16 anos, Isabelle Cristine expressa sua gratidão em fazer parte da organização do Natal Encantado    Foto: Evangelista Rocha

Questionada sobre seu papel na Pascom (Pastoral de Comunicação), Isabelle explicou que ama tirar fotos, e agora tem a oportunidade de participar do evento representando a empresa, algo que a deixa muito feliz com a experiência.

Isabelle ressalta o desafio por trás do cenário encantador que os visitantes veem: “Muitas pessoas que estão fora nem imaginam o trabalho que dá para deixar tudo isso aqui lindo. Temos nossos probleminhas, mas, no final, conseguimos resolver tudo para proporcionar algo melhor para a população”.

Maria das Graças Mendes da Silva, uma aposentada de 73 anos, natural do Piauí, que reside há 14 anos em Marabá, foi acompanhada de sua filha para aproveitar as festividades natalinas na cidade.”Morava na Vila São José, mas há 14 anos me mudei para Marabá. Aluguei minha casa na vila porque lá não tinha muitas opções de lazer, e aqui, onde minha neta me traz, eu acho ótimo”, compartilha.

Dona Maria das Graças está encantada com as festividades e expressa sua gratidão: “Gostei de todos. Ano que vem, com fé nas providências divinas de Deus, estarei aqui novamente. Ficarei até o final da próxima semana, aproveitando cada momento”.

Ao ser questionada sobre os planos para o Natal, Dona Maria das Graças revelou que passará o natal em família e que tem até mesmo um almoço marcado, pela qual está animada.

Dona Maria das Graças, que é do Piauí, ficou encantada com a programação na Praça São Francisco    Foto: Evangelista Rocha

Dona Maria das Graças Mendes da Silva representa não apenas a aposentadoria, mas também a alegria e o espírito natalino, mostrando que a magia das festividades está presente em cada momento compartilhado em família. (Thays Araujo)