Correio de Carajás

Na quinta noite de Festejo, vários quadrilheiros passaram mal

Após a apresentação da junina Gigantes do Norte, a terceira a se apresentar no quinto dia de Festejo Junino de Marabá na noite de terça-feira, 27, vários integrantes da quadrilha passaram mal na dispersão da arena.

Assim como acontece ao término de todas as apresentações, a equipe do CORREIO segue para o local onde os integrantes saem para entrevistar os brincantes e ouvir relatos sobre a emoção de estar no Festejo Junino.

Contudo, a cena que se viu na dispersão da junina Gigantes do Norte foi assustadora. Várias pessoas no chão, passando mal, outras desmaiadas, recebendo ajuda da equipe técnica e de profissionais Bombeiros Civis.

Leia mais:

Ao registrar as imagens, a equipe do CORREIO começou a ouvir falas, em tons de ameaças, de alguns integrantes da Gigantes. “Vocês não podem fotografar. Vocês serão processados” ou “você vai perder seu emprego”, dizia uma dançarina.

Em conversa exclusiva com a reportagem, Rayr Wanderson, presidente da Gigantes do Norte, conta que essa situação é comum após uma apresentação. “É um conjunto de emoções. Tem as contribuições, é o calor, a ansiedade, desgaste físico. A gente tenta trabalhar de uma forma pra que eles não se cansem tanto, mas não tem como, por conta da ansiedade, alimentação. Pra nós isso, essa questão do desmaio, é muito normal porque esse é o momento de descanso do corpo”, disse Rayr, que não acompanhou o momento da dispersão, pois foi na hora que ele precisou ir até a mesa dos jurados para assinar o documento.

O clima ficou tenso quando a equipe de produção da Prefeitura de Marabá tentou intimidar a reportagem do CORREIO. “Vocês ficam postando matéria que o povo está morrendo aqui. Isso é normal, acontece todo ano”, disse, referindo-se aos desmaios de integrantes de juninas.

Enquanto isso, outra pessoa da prefeitura mostrou um print no celular de uma matéria do CORREIO falando sobre os desmaios que aconteceram no final de semana. O rapaz perguntou se o fotógrafo era do Correio, tendo recebido a confirmação.

Vale ressaltar que a liberdade de imprensa desempenha um papel de extrema importância, tendo em vista que aumenta o acesso à informação e propicia o debate e a troca de conhecimento entre as pessoas.

Em nenhum momento o CORREIO fotografou a situação para denegrir a imagem dos brincantes. A intenção é retratar os fatos de forma exata e verdadeira, obviamente, levando em consideração suas limitações.

Para que a imprensa cumpra seu papel na sociedade é imprescindível que ela seja livre de censuras.

É NORMAL DESMAIAR?
Há diversos fatores que podem causar desmaios: ficar um longo período sem comer; exposição ao sol; sofrer fortes emoções; estar em locais apertados e com pouco ar; dor de cabeça; problemas no fluxo sanguíneo; desgaste físico, entre outros.

Os desmaios, na maioria das vezes, não oferecem riscos à saúde. Porém, é indispensável que o motivo que o causou seja investigado, pois ele sim pode oferecer riscos. Por isso é necessário investigar as reais causas (individualmente) de cada síncope, popularmente chamada de desmaio, para que isso não se torne normal ou frequente entre os integrantes das quadrilhas juninas.

NOTA DA PREFEITURA
Em Nota enviada à Redação do CORREIO DE CARAJÁS, a Secretaria Municipal de Comunicação informou o seguinte: “A Secretaria de Comunicação e a Secretaria de Cultura informam que vão apurar a informação e que os responsáveis serão responsabilizados, caso seja verdade o fato.
A Secretaria de Comunicação reafirma que é expressamente a favor da liberdade da imprensa imparcial e apuradora dos fatos e que, caso os fatos ocorridos ontem se confirmem, estará ao lado dos jornalistas atingidos por isso”.

 

(Da Redação)