A paraense Andreza Lima foi convocada pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) para compor a equipe que vai para as Olimpíadas de Paris. A ginasta, que tem apenas 17 anos, foi selecionada como a primeira reserva para o time que tem Flavia Saraiva, a campeã olímpica Rebeca Andrade e Jade Barbosa.
A lista de convocados saiu na tarde do último domingo (23), após o Troféu Brasil. Andreza Lima é natural de Belém, mas, mora e treina no Rio Grande do Sul, onde representa o Grêmio Náutico União (GNU) – equipe que revelou a campeã mundial Daiane dos Santos.
“[Estou] Feliz e realizada, [com o] sentimento de que o trabalho está em construção a cada dia. Comemorar o dia do Atleta Olímpico com uma convocação, a emoção vai a mil”, declarou a paraense após a convocação.
Leia mais:O Dia do Atleta Olímpico foi comemorado no Brasil no último domingo (23). Flávia Lima, mãe da atleta, é uma das principais incentivadoras da jovem ginasta. A farmacêutica largou tudo em Belém para seguir para o sul, em busca do sonho da filha. Ao saber da convocação, ela se emocionou e celebrou a conquista.
“[É] a realização de um sonho. O sentimento é de gratidão e esperança de que muitas coisas boa estão por vir”, disse Flávia lima. “O sentimento é de gratidão e orgulho, por Deus ter me dados coragem para seguir o sonho de uma menina de 10 anos e largar tudo em Belém, e isso inclui família e amigos. Vim para cá [Rio Grande do Sul] com apenas quatro mala e um sonho”, relatou.
No mês de maio, Andreza conquistou três medalhas no Campeonato Pan-Americano de Ginástica em Santa Marta, na Colômbia, sendo uma de ouro, uma de prata e uma de bronze. A paraense é uma das principais promessas da modalidade no cenário nacional, participar das olimpíadas é um dos maiores sonhos da atleta.
Andreza vai como reserva, assim, ela fica preparada para substituir uma das atletas, caso seja necessário. A lista final de quem vai para Paris foi definida com base nos critérios estabelecidos pela Confederação Brasileira de Ginástica, o que inclui o desempenho das atletas em competições nacionais e internacionais, bem como análise de desenvolvimento e potencial.
No masculino, o Brasil tem duas vagas, que ficaram com Arthur Nory e Diogo Soares. Caio Souza e Yuri Guimarães vão como reservas.
As Olimpíadas de Paris começam no dia 26 de julho e vão até o dia 11 de agosto. Especialmente na categoria feminina, o Brasil é um dos favoritos na ginástica.
Confira a lista de convocados da equipe feminina de ginástica
- Flavia Saraiva – CRF/RJ
- Jade Barbosa – CRF/RJ
- Julia Soares – CEGIN/PR
- Lorrane Oliveira – CRF/RJ
- Rebeca Andrade – CRF/RJ
Reservas:
- Andreza Heloísa Lima – GNU/RS
- Carolyne Pedro – CEGIN/PR
Treinadores:
- Francisco Porath
- Iryna Ilyashenko
Ginástica Artística Masculina
Arthur Nory – ECP/SP
Diogo Soares – CRF/RJ
Reservas:
- Caio Souza – MTC/MG
- Yuri Guimarães – AGITH/SP
Treinadores:
- Cristiano Albino
- Daniel Biscalchin
Fonte: O Liberal