Correio de Carajás

Musk lança nova versão de sua IA para competir com ChatGPT e DeepSeek

Chatbot, que é desenvolvido pela xAI, tem 10 vezes mais recursos que a versão anterior e promete menos erros na geração de respostas.

Grok, inteligência artificial criada por Elon Musk — Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration

A xAI, empresa de inteligência artificial (IA) de Elon Musk, apresentou nesta segunda-feira (17) o Grok 3, a versão mais recente de seu chatbot, com a qual o bilionário espera competir diretamente com o ChatGPT e o chinês DeepSeek.

Por enquanto, apenas assinantes do plano X Premium Plus, que custa US$ 40 por mês (cerca de R$ 230), têm acesso antecipado à nova geração do Grok, segundo o site The Verge. Já a versão anterior, Grok 2, continua disponível gratuitamente na rede social X e no site oficial da IA.

Entre as principais novidades, o principal produto da xAI agora utiliza mecanismos de autocorreção que evitam os erros – conhecidos como “alucinações” – que afetam alguns chatbots de IA e os levam a processar dados falsos ou enganosos como fatos.

Leia mais:

Depois de chamar a versão de “assustadoramente inteligente”, Musk destacou que o Grok 3 possui 10 vezes mais recursos computacionais que seu antecessor (Grok 2), lançado em agosto do ano passado.

A nova geração do Grok agora conta com dois modos de raciocínio, ainda segundo o site The Verge. O primeiro, chamado “Think”, exibe o processo de pensamento do chatbot ao receber um comando — um mecanismo já presente em outras IAs, como DeepSeek e ChatGPT.

O segundo modo, “Big Brain”, é utilizado para tarefas mais complexas que exigem maior poder computacional.

Além disso, Musk anunciou um novo mecanismo de pesquisa dentro do Grok, chamado “Deep Search”. Ele também afirmou que, em breve, a IA terá suporte para interações por voz, recurso já presente no ChatGPT.

Elon Musk e o presidente dos EUA, Donald Trump, em 11 de fevereiro de 2025 — Foto: REUTERS/Kevin Lamarque
Elon Musk e o presidente dos EUA, Donald Trump, em 11 de fevereiro de 2025 — Foto: REUTERS/Kevin Lamarque

“Grok 3 tem capacidades de raciocínio muito potentes. Nos testes que fizemos até agora, o Grok 3 está superando tudo que foi lançado, que conhecemos, então isso é um bom sinal”, disse Musk por videoconferência na semana passada, durante a Cúpula Mundial de Governos de Dubai.

 

O chatbot atualizado entra em um campo de batalha repleto de produtos de IA cada vez mais sofisticados e lucrativos.

A empresa chinesa DeepSeek surpreendeu o setor no mês passado com o lançamento de sua plataforma R1, de baixo custo e alta qualidade, um desafio direto às ambições dos Estados Unidos de liderar o desenvolvimento mundial da tecnologia.

O Grok 3 também disputará espaço com o ChatGPT, o que novamente criará um embate entre Musk e Sam Altman, um ex-colaborador e agora rival ferrenho.

O lançamento acontece no momento em que o homem mais rico do mundo está utilizando os enormes poderes concedidos pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para reestruturar e desmantelar agências federais.

O corte de gastos sem precedentes gerou dúvidas sobre possíveis conflitos de interesses: muitas agências afetadas supervisionam elementos do vasto império empresarial de Musk, que inclui a rede social X, a Tesla e a SpaceX.

(Fonte:G1)