Correio de Carajás

Musical que ensina sobre alimentação saudável para crianças, chega nesta terça (7) em Marabá

TEATRO

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Ensinar às crianças sobre a importância de uma alimentação saudável é uma difícil missão aos pais e educadores. O musical infantil “Ted, Nina e o Boi do Tempo – Uma Aventura Alimentar” é o mais novo projeto do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca), com sede em Araguaína – Tocantins, e visa facilitar esse acesso ao conhecimento, ensinando de forma lúdica e divertida aos pequenos sobre a importância de consumir alimentos saudáveis. 

 

A peça voltada ao público infantil, com idade entre 6 e 10 anos, estreia nesta terça-feira, 07 de setembro, em Marabá (PA). As apresentações acontecem em duas sessões às 16h e às 18:30h no Centro Cultural Cine Marrocos. O valor do ingresso de 10 reais (meia) ou 20 reais (inteira) podem ser adquiridos na hora.

Leia mais:

 

O musical é apresentado pelo grupo de teatro Artpalco e conta a história dos irmãos Ted e Nina, que vivem às turras com sua mãe, que insiste em oferecer para eles uma alimentação saudável. Em uma oportunidade, eles fogem de casa para se livrarem da hora do almoço e encontram um velho sábio que os presenteia com um boi mágico, que tem o poder de viajar no tempo.

 

Para instigar a atenção e deixar o público infantil atento aos ensinamentos, o espetáculo se utiliza de fantoches, música, dança, brincadeiras, o universo do clown e até a cultura popular, com um boi-bumbá como um dos personagens da história. “Para aproximar a apresentação do universo infantil, buscamos uma produção cheia de ludicidade, com uma linguagem mais próxima das crianças para falar da importância de uma rotina alimentar que inclua frutas, verduras e legumes, estimulando a alimentação saudável desde sempre”, explica o diretor e dramaturgo do espetáculo, Luiz Navarro.

 

Ainda de acordo com o diretor, o objetivo do projeto é despertar a consciência das crianças sobre uma alimentação saudável. “Ted e Nina são duas crianças comuns, onde uma gosta de uma alimentação à base de verduras e frutas e sua irmã prefere alimentos que não são tão saudáveis. Então, elas conhecem um personagem fantástico (o Boi do Tempo) e viajam duzentos anos no futuro, onde a alimentação é feita toda através de cápsulas em comprimidos e eles então sentem saudade da comida, de uma alimentação equilibrada”, descreve o diretor e dramaturgo.

 

Muito além de debater apenas a importância da alimentação saudável, o espetáculo infantil destaca também sobre a importância do cuidado e preservação do meio ambiente. “Queremos que as crianças se envolvam e também levem essa discussão para dentro de casa, para o seu seio alimentar, sobre a importância de se alimentar com saúde e também sobre a importância do meio ambiente, reforçando que se a gente não cuidar da nossa terra, ela já não mais produzirá”, conclui Luiz Navarro.

 

 

PROJETO

 

A montagem e circulação do espetáculo “Ted, Nina e o Boi do Tempo” é fruto de projeto do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca) executado por meio a Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cidadania e patrocínio do Atacadão.

 

Este é o primeiro projeto que recebe patrocínio do Atacadão e, para o presidente do Instituto, George Henrique Silva, trata-se de uma oportunidade de incentivar a democratização da arte, pois há poucas atrações de cultura e arte produzidas em Araguaína, no Tocantins. Com o patrocínio do Atacadão, o Isca terá a oportunidade de utilizar a arte como instrumento de transformação social, nascida no Norte do Tocantins e repercutida em diferentes regiões brasileiras.

 

PANDEMIA

A turnê que acontecerá em mais alguns estados nos próximos dias, como Manaus (AM), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Barra do Garças (MT) e Palmas (TO), estava prevista para acontecer no início do ano, no mês de abril, porém, com a propagação da pandemia do novo Coronavírus foi suspensa e remarcada para setembro, cumprindo todos os protocolos de segurança. (Cinthia Abreu)

 

 

FICHA TÉCNICA TED E NINA 

 

TEXTO E DIREÇÃO: Luiz Navarro 

TRILHA SONORA E DIREÇÃO MUSICAL: Nice Albano e Zé Caetano

ELENCO: George Henrique, João Victor  Braga, Suzi Olímpia e Tatiane Breve 

SONOPLASTIA: Alyson Lira 

ILUMNAÇÃO: João Pedro Albano

 

Comentários
Cristo Redentor ganha canção especial em comemoração aos 90 anos

Cristo Redentor ganha canção especial em comemoração aos 90 anos

“Uma cidade de beleza rara, braços abertos sobre a Guanabara, pedra sabão, o coração Carrara, que bate forte numa noite clara.” Esses são…
Filha de Picasso doa nove obras do pai a museu da França

Filha de Picasso doa nove obras do pai a museu da França

Nove obras do pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973) foram doadas nesta segunda-feira (20) à França por sua filha Maya, a…
Willie Garson, ator de 'Sex and the city', morre aos 57 anos

Willie Garson, ator de 'Sex and the city', morre aos 57 anos

O ator Willie Garson, conhecido por sua atuação nas séries “Sex and the city” e “White collar”, morreu aos 57…
Rock in Rio 2022: venda de ingressos começa amanhã às 19h

Rock in Rio 2022: venda de ingressos começa amanhã às 19h

A venda do Rock in Rio Card, que equivale a um ingresso antecipado e garante a entrada ao Rock in Rio antes mesmo da confirmação de todas…
Emmy 2021: veja lista com vencedores

Emmy 2021: veja lista com vencedores

“The Crown” foi o grande vencedor do Emmy 2021, com sete prêmios entre as séries dramáticas. Já “Ted Lasso” e “O…
Manu Batidão agita Marabá e diz ao Correio: “O Pará é o meu país”

Manu Batidão agita Marabá e diz ao Correio: “O Pará é o meu país”

“O Pará é o meu país”. Essa foi a frase mais forte dita por Emanuella Tenório Rocha, a Manu Batidão,…