O Museu Tauari, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Para (Unifesspa) convida toda a população a participar de um evento internacional inédito na cidade: o 10º Desafio Mundial da Natureza Urbana (DNU), que acontece a partir de hoje, dia 25, e segue até a próxima segunda-feira, 28,. Pela primeira vez, Marabá se junta a mais de 700 cidades ao redor do mundo em uma iniciativa colaborativa que valoriza a biodiversidade urbana e convida a enxergar a natureza ao nosso redor com um novo olhar.
Durante quatro dias, moradores estão sendo incentivados a explorar parques, praias, quintais, ruas e outros espaços da cidade para registrar espécies de plantas, animais e fungos utilizando câmeras ou celulares. Os registros serão enviados para a plataforma iNaturalist, promovendo a ciência cidadã e o engajamento da comunidade com a conservação ambiental.
A iniciativa é organizada pelo Museu Tauari, com apoio essencial do Clube de Ciências, coordenado pela professora Marina Melo, e o patrocínio da TECNORED, que garante o suporte técnico e financeiro para a realização das atividades.
Leia mais:
“Qualquer registro de planta ou animal — com exceção de cães e gatos — é muito bem-vindo. Para participar é simples: basta instalar o aplicativo iNaturalist no celular e fazer os registros entre os dias 25 e 28 de abril. Você já estará participando do desafio, inclusive concorrendo a prêmios”, explica o professor Danilo Oliveira, coordenador do Museu Tauari.
Programação e atividades
Além da fase de registros entre os dias 25 e 28, o DNU terá uma segunda etapa de 29 de abril a 4 de maio, dedicada à identificação das espécies registradas na plataforma iNaturalist. A programação também contará com atividades educativas e interativas em escolas, universidades e espaços públicos, envolvendo estudantes, professores, pesquisadores e toda a comunidade. Confira:
Como participar
Leve sua câmera ou celular, convide amigos, chame a família e participe deste movimento global em defesa da biodiversidade. É uma chance de aprender, contribuir com a ciência e redescobrir a natureza em meio à cidade. Ficou interessado? Mande uma mensagem no Direct do Museu Tauari (@museutauari) e ajude a divulgar essa experiência única!
Sobre o evento
Iniciado em 2016 como uma competição entre Los Angeles e San Francisco, o Desafio da Natureza nas Cidades (City Nature Challenge – CNC) cresceu e se tornou um evento internacional, motivando pessoas ao redor do mundo a encontrar e documentar a vida selvagem em suas próprias cidades. Organizado pelas equipes de Ciência Cidadã da Academia de Ciências da Califórnia e do Museu de História Natural do Condado de Los Angeles (NHM), o CNC é um bioblitz global anual de quatro dias, realizado no final de abril, em que as cidades participam em um formato de colaboração que se encontra com competição amigável, para mostrar o que é possível alcançar quando todos trabalham por um objetivo comum.