Correio de Carajás

Mulheres são apenas 18% entre candidatos a prefeito na região

Kezia Novaes, Marcellanne Cristina (atual prefeita) e Neusinha Martins são as únicas concorrentes em São João do Araguaia

Apesar dos avanços significativos na independência feminina ao longo das últimas décadas, as mulheres continuam enfrentando desafios para alcançar igualdade política. Em 2024, o cenário eleitoral ainda reflete essa realidade, com uma presença feminina ainda inferior à masculina.

O Correio de Carajás realizou uma pesquisa minuciosa nos dados do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta segunda-feira, 19. As informações revelam curiosidades e diferenças entre os candidatos a prefeitos e vices dos 39 municípios do sul e sudeste do Pará: Dom Eliseu, Eldorado dos Carajás, Floresta do Araguaia, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Marabá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento, Ourilândia do Norte, Abel Figueiredo, Água Azul do Norte, Bannah, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Breu Branco, Canaã dos Carajás, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Curionópolis, Palestina do Pará, Parauapebas, Pau d’Arco, Paragominas, Piçarra, Redenção, Rio Maria, Rondon do Pará, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Domingos do Araguaia, São Félix do Xingu, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia, Sapucaia, Tucumã, Tucuruí, Ulianópolis e Xinguara.

No total, são 120 candidatos na disputa pelas 39 prefeituras. Destes, somente 18 são mulheres, um quantitativo que corresponde a apenas 15%. Já o número de homens é de 102, um percentual de 85%. Mesmo com o aumento no número de candidaturas femininas, elas ainda representam uma minoria no meio político.

Leia mais:

Em muitos partidos, a presença de mulheres se limita a cargos secundários. Conforme a análise realizada por este Correio, o percentual de candidatas femininas ao cargo de vice é de 28,33%, enquanto o de homens é de 71,67%. Isso revela a proporção de chances entre homens e mulheres, que é bastante desigual.

CURIOSIDADES

A representação feminina não é um reflexo do desinteresse ou capacidade, mas sim das barreiras estruturais que ainda persistem. Ainda assim, é possível encontrar aquelas que coragem acreditam na força feminina. Em São João do Araguaia, as três candidatas são mulheres. E esta é a única cidade da região a lançar uma disputa somente entre mulheres.

Já em Parauapebas, capital do minério, todas as candidatas a vice prefeitura são mulheres.

(Milla Andrade)