Correio de Carajás

Mulheres são a maioria no Conselho Tutelar de Parauapebas

Mulheres são a maioria no Conselho Tutelar de Parauapebas

Terminou por volta de 13 horas de hoje, segunda-feira (7), a contagem dos votos na Eleição para escolha de 10 conselheiros tutelares em Parauapebas. A maior parte dos eleitos já possui mandato e apenas quatro vagas foram renovadas. As quatro candidatas mais votadas são mulheres, sendo que Márcia Barros foi a que contou maior número de votos: 1.605 votos, seguida de Terezinha, com 1.555, e Mara, com 1.141. Ao todo, foram eleitas seis representantes femininas.

“Foi um processo muito cansativo, para todos os candidatos e para a organização, mas no final deu tudo certo. Tivemos alguns contratempos, mas nada que viesse obstruir o processo como um todo e a gente agradece aos candidatos e à população que participou desde o início, principalmente aos candidatos que se propuseram, que foram às ruas e participaram do debate porque é algo muito importante para nossas crianças e adolescentes”, comentou Aldo Serra, presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (COMCDAP).

A votação foi encerrada às 17 horas de ontem, domingo (6), e o resultado demorou 15 horas para ser anunciado, isso porque o processo no município ainda utiliza cédulas. “Queremos até deixar o repúdio em relação a isso porque a cada eleição do Conselho Tutelar nós solicitamos urnas eletrônicas, mas não somos atendidos. Temos a eleição dos políticos com urnas e por que o Conselho Tutelar é menos importante? Isso, de fato, causa um transtorno e atrapalha o processo como um todo”, destacou.

Leia mais:
Contagem dos votos terminou na tarde desta segunda

Dos dez candidatos eleitos, cinco atuarão em cada unidade do Conselho Tutelar da cidade. A remuneração base do cargo, atualmente, é de R$ 4.928,00 e para se candidatarem os interessados tiveram que comprovar que se encaixavam em vários critérios, além de terem concluído o nível médio e trabalhado profissionalmente com crianças e adolescentes durante um ano. Também foram submetidos a provas.

Eleita pela primeira vez, a pastora e assistente social Edileuza Aparecida Gonçalves foi a quarta mais votada. “Foi concorrido, mas o que vale é a amizade. Eu moro em Parauapebas há 38 anos, conheço muita gente, fiz campanha limpa, sem precisar comprar ninguém, trabalho como voluntária há muitos anos, nas escolas, sou assistente social, sou pastora e sempre tenho procurado atender a sociedade de forma voluntária porque acredito que o amor transforma todas as coisas e esse amor me levou a concorrer à campanha de conselheira tutelar e hoje estou eleita”, comemora.

Para ela, a melhor forma de se trabalhar em defesa das crianças e adolescentes é realizando trabalho preventivo, o que resulta, inclusive, em economia aos cofres públicos.  “É melhor trabalhar com a prevenção que trabalhar depois, quando a consequência é maior. Acredito que é melhor fazermos projetos juntos com o poder executivo, assessorando, para tirar essas crianças e adolescentes das ruas que é o que faz eles se perderem”, comenta. (Luciana Marschall)

Confira a lista dos candidatos eleitos:

01 – Marcia Aguiar Barros (1605 votos)
02 – Terezinha da Silva Oliveira (1555 votos)
03 – Maraísa Dias Barreira da Silva (1141 votos)
04 – Edileuza Aparecida Correa Gonçalves (997 votos)
05 – Neil Armstrong da Silva Soares (970 votos)
06 – Líbia Ferreira Cutrim (944 votos)
07 – Vanda Ferreira Nascimento (853 votos)
08 – Ivanildo Braga da Silva (788 votos)
09 – Igor Vieira dos Santos (690 votos)
10 – Edoilson Silva Sousa (665 votos)