Correio de Carajás

Mulher morre após empurrar e salvar colega de coluna de gelo nos EUA

Três alpinistas tentavam escalar uma cachoeira congelada no momento do acidente; uma sobreviveu e o estado do outro é desconhecido

Após salvar a colega de uma coluna de gelo que caiu, alpinista fica presa sob dois blocos e morre Reprodução/Duchesne County Sheriff's Office/Facebook

Uma alpinista morreu no último domingo (2) após salvar a vida de uma colega, empurrando-a para fora do caminho de uma coluna de gelo que se partiu e caiu. No momento do acidente, três pessoas tentavam escalar a cachoeira congelada de Raven Falls, no nordeste de Utah (EUA).

A sobrevivente conseguiu descer o terreno e se dirigir à cidade de Duchesne, onde pôde contatar o serviço de emergência e obter ajuda.

O empurrão “provavelmente salvou a sua vida”, disse o Gabinete do Xerife do Condado de Duchesne, em comunicado no Facebook, sobre a mulher de 21 anos que teve a vida salva. Ela escapou sem ferimentos.

Leia mais:

“Infelizmente, a alpinista que empurrou a sua colega para fora do caminho do gelo que caiu ficou presa sob dois enormes blocos de gelo e não sobreviveu”, acrescentou a nota.

De acordo com a rede de notícias “Fox 13”, a vítima era Meg O’Neill, de 41 anos. Ela foi encontrada na tarde de segunda-feira, após 36 horas de operação compartilhada pelas equipes de busca e resgate de Utah e Condado de Wasatch, do Corpo de Bombeiros Voluntários de Duchesne e de alpinistas voluntários.

O terceiro alpinista do grupo, um homem de 34 anos, caiu por aproximadamente 12 metros quando a coluna de gelo quebrou com o impacto. Ele foi içado da montanha com ferimentos graves por um helicóptero de emergência. Segundo as autoridades, o seu estado de saúde atual é desconhecido.

“Nossas sinceras condolências a todos os afetados por esta tragédia, à família desta corajosa mulher que perdeu a vida enquanto salvava outra. Esperamos que todos encontrem conforto e que todo o apoio caloroso prevaleça em seus corações enquanto lamentam a perda de sua ente querida”, escreveu o Gabinete do Xerife do Condado de Duchesne no Facebook.

Meg trabalhava na Embark Outdoors, uma organização que capacita mulheres jovens por meio de programas esportivos. Uma colega de trabalho entrevistada pela “Fox 13” contou que ela era uma alpinista prolífica e uma pessoa muito comprometida com atividades ao ar livre.

(Fonte: CNN Brasil)