Na última terça, 04, aconteceu a terceira reunião entre os órgãos municipais e o Ministério Público do Trabalho PA/AP (MPT) para planejar ações de combate ao trabalho infantil nos grandes eventos de Marabá.
Para a Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama), ficou estabelecida a criação de uma área de vivência para crianças e adolescentes resgatados de situações de trabalho ou que estejam acompanhando pais ambulantes. O espaço, situado dentro da feira, será equipado com estande, brinquedos, mobiliário, internet WIFI, TV, computador e material pedagógico. O projeto foi solicitado à Secretaria Municipal de Assistência Social e deve ser apresentado, no máximo, em 10 dias. O Município se comprometeu em criar área de convivência semelhante para a festa junina da cidade.
Ficou estabelecido também que o Sindicato de Produtores Rurais deverá fornecer sala climatizada e banheiros para a equipe de abordagem das crianças em situações de trabalho. A Policia Militar e a Guarda Municipal darão apoio ao grupo durante ambos os eventos.
Leia mais:Já para o período de veraneio, a Secretaria de Turismo informou que irá propor aos ambulantes que trabalham nas praias um Termo de Compromisso Contra o Trabalho Infantil. Todos os profissionais atuantes na festa junina e nas praias receberão adesivos de combate ao trabalho proibido de crianças e adolescentes.
Estiveram presentes à reunião representantes do Conselho Tutelar, Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano, Secretaria de Turismo, da Secretaria de Cultura, do Departamento de Postura, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Marabá (CMDCA) e da Secretaria Municipal de Assistência Social. (Divulgação MPT)