O Núcleo do Terceiro Setor (NTS) do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) desempenhou um papel importante como um dos parceiros na primeira edição do Projeto “CAPACITação” 2023, promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA), por meio da Escola de Contas Públicas Conselheiro Irawaldyr Rocha.
O evento ocorreu entre os dias 30 de maio e 1º de junho e reuniu em Marabá gestores e servidores de prefeituras e câmaras de vereadores de todas as regiões do estado, visando orientar e aprimorar suas habilidades técnicas.
A participação do Núcleo do Terceiro Setor do MPPA foi conduzida pela Promotora de Justiça Helena Muniz, e abordou a temática da fiscalização das Entidades de Interesse Social na educação infantil, durante o painel intitulado “Lugar de Criança é no Orçamento Público”.
Leia mais:A coordenadora do painel foi a Conselheira Mara Lúcia Barbalho da Cruz, Diretora Geral da Escola de Contas Públicas Conselheiro Irawaldir Rocha e responsável pela parceria do TCM-PA com o MPPA
A cerimônia de abertura foi realizada no dia 30 de maio, na Câmara Municipal de Marabá. Nos dois dias seguintes, as atividades ocorreram simultaneamente na Câmara de Vereadores e na Secretaria Municipal de Educação. O evento contou com a participação de aproximadamente 550 pessoas ao longo dos três dias de programação.
A primeira edição do projeto registrou a presença de representantes de 34 municípios, incluindo Abel Figueiredo, Água Azul do Norte, Bannach, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Breu Branco, Canaã dos Carajás, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Floresta do Araguaia, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Marabá, Nova Ipixuna, Ourilândia do Norte, Palestina do Pará, Parauapebas, Pau D’Arco, Piçarra, Redenção do Pará, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Domingos do Araguaia, São Félix do Xingu, São Geraldo do Araguaia, Sapucaia, São João do Araguaia, Tucumã, Tucuruí e Xinguara. (Ascom/MPPA)