Correio de Carajás

MPPA discute impactos ambientais no Sossego

Promotor de Justiça Emerson Oliveira ouve representantes da comunidade para avaliar extensão do impacto

A Promotoria de Justiça de Canaã dos Carajás realizou, nesta sexta-feira, 23, um encontro para discutir a situação da comunidade Bom Jesus, a qual alega sofrer impactos ambientais decorrentes do empreendimento administrado pela multinacional Vale S/A, denominado Mina do Sossego, onde existe uma barragem de rejeitos líquidos cuja atividade primordial é extração industrial de cobre.

Estiveram presentes, além do promotor de Justiça Emerson Oliveira, lideranças da comunidade Bom Jesus, os professores universitários André de Farias (UFPA) e Rogério Rego (UNIFESSPA), o Procurador-geral do município de Canaã dos Carajás, Charlos Melo e secretário municipal de Meio Ambiente, Dionizio Coutinho. O encontro é parte de Procedimento Administrativo que tramita na 1ª Promotoria de Justiça de Canaã dos Carajás.

Na reunião, os professores especialistas na área em questão, que participaram por videoconferência, se disponibilizaram a realizar um parecer técnico sobre os impactos ambientais, enquanto o Município se prontificou a formalizar um termo de cooperação com as universidades para possibilitar a visita in loco dos profissionais.

Leia mais:

Também foi definido que no dia 5 de abril, os professores estarão na Promotoria, desta vez presencialmente, para nova reunião e para realizarem uma visita na comunidade afetada para apurar o que for necessário para a formalização do termo de cooperação com o Município.