Dando continuidade às ações em alusão à campanha Agosto Lilás e aos 16 anos da Lei Maria da Penha, o Ministério Público do Estado do Pará, por meio do Núcleo de Proteção à Mulher e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), realizou, nos dias 24 e 25, o Ciclo de Diálogos da Lei Maria da Penha e combate à violência contra a mulher nos municípios de Jacundá e Marabá, respectivamente. O evento também realizou a entrega do Prêmio “Mulher Empoderada” e Prêmio “Homem que faz a Diferença”.
O evento também foi realizado em Belém no dia 23 de agosto e busca atender à Recomendação nº 89 do CNMP, de 27 de janeiro de 2022, para aprimoramento e capacitação permanente de membros, servidores e integrantes da Rede de Proteção à Mulher.
A abertura do evento, realizado no prédio da Associação Comercial e Industrial de Jacundá (ACIJ), contou com a presença do prefeito municipal (verificar nome); do Presidente da Câmara (verificar nome); da gestora da Secretaria da Mulher de Jacundá, Maria Marta Costa; do Diretor-Geral do CEAF, Promotor de Justiça José Edvaldo Sales; da Promotora de Justiça Vyllya Sereni, coordenadora do Núcleo de Proteção à Mulher; e da Promotora Auxiliar do Núcleo de Proteção à Mulher, Cristina Maria Colares, que presidiu e coordenou as mesas de trabalhos.
Leia mais:A programação contou com a realização de três painéis: Avanços Legislativos na Proteção à Mulher, ministrado pela PJ Vyllya Sereni; Abordagem Sobre a Lei Maria da Penha, ministrado pelo PJ Samuel Furtado Sobral; e Violência Política Contra as Mulheres, ministrado pelo PJ José Edvaldo Sales.
PREMIAÇÃO
O prêmio “Mulheres Empoderadas” visa conferir destaque às mulheres que realizam trabalho de proteção à mulher em situação de violência doméstica ou que, de alguma forma, demonstraram distinta relevância em suas respectivas áreas de atuação em prol das mulheres, homenageando-as pela coragem, determinação e dignidade com que construíram suas vidas pessoal, profissional e familiar, tornando-se cada uma delas referência de poder feminino.
Em sua primeira edição no município de Jacundá, foram homenageadas duas mulheres:
- Maria Marta Souza Costa – Gestora da Secretaria da Mulher de Jacundá/PA
- Adriana Vidal Almeida – Coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM).
De forma inédita, o Prêmio “Homem que faz a diferença” é destinado aos homens que reconhecem a força e incentivam os direitos da mulher, que valorizam e trabalham pela igualdade substancial de gênero e apoiam a ampliação da participação das mulheres nos espaços de poder, e nos seus trabalhos, atuam com perspectiva de gênero, tornando-se grandes incentivadores do empoderamento feminino.
Foram homenageados dois homens no município:
- Ten. Cel. Emmett Alexandre da Silva Mounton – comandante da 18ª Companhia Independente de Polícia Militar de Jacundá.
- Sérgio Máximo Dos Santos – delegado de Polícia Civil de Jacundá.
Ciclo de Diálogos
No município, a abertura dos trabalhos contou com a presença do PJ José Edvaldo Sales; da PJ Vyllya Sereni; PJ Cristina Maria Colares; e da Promotora de Justiça de Marabá Francisca Paula da Gama, que possui atribuição para questões relacionadas à violência doméstica contra a mulher.
Em seguida, a PJ Francisca Paula apresentou os resultados e entrega dos certificados do Projeto “Conscientizar: a melhor forma de prevenir”.
A presidência da mesa e coordenação dos trabalhos foi realizada pela PJ Cristina Maria Colares. Na programação do município foram realizados os painéis: Avanços Legislativos na Proteção à Mulher, ministrado pela PJ Vyllya Sereni; e Violência Política Contra as Mulheres, ministrado pelo PJ José Edvaldo Sales.
Prêmio “Mulher Empoderada” e Prêmio “Homem que faz a Diferença”
Em sua segunda edição no município de Marabá, foram homenageadas quatro mulheres:
- Francisca Paula Moraes da Gama – promotora de Justiça Titular do cargo de 3º Promotor de Justiça Criminal de Marabá;
- Gilmara das Neves Alves – vice-presidente do Conselho Estadual da Mulher; Idealizadora e Fundadora do Projeto Social de Empreendedorismo Social Comunitário Feminino Chita Chic Inspire; presidente do Instituto Leonildo Borges Rocha e co-fundadora do Fórum Permanente de Mulheres de Marabá e Região Sudeste.
- Claudia Maria Gomes Chini – advogada popular; escritora; ativista social; vice-coordenadora do Fórum Permanente de Mulheres de Marabá e Região; ouvidora e capacitadora da Ouvidoria Popular Mulher Conte Comigo.
- Lady Anne de Souza – professora, coordenadora da Educação de Jovens, Adultos e Idosos da Diretoria de Ensino no Campo/SEMED Marabá e coordenadora regional da Pastoral da Educação Norte 2 (Pará e Amapá).
E na primeira edição do prêmio “Homem que faz a diferença” foram homenageados dois homens:
- Samuel Furtado Sobral – titular do cargo de 1º Promotor de Justiça Criminal de Marabá;
- Alexandre Hiroshi Arakaki – juiz titular da 3ª Vara Criminal da Comarca de Marabá.
Assim como na capital, em Jacundá e Marabá a programação foi destinada ao público interno do Ministério Público, a integrantes de movimentos sociais e ao público em geral. (Com informações da Ascom MPPA)