Correio de Carajás

MPPA de Marabá entra na luta para apoiar rede de transplante

O Ministério Público do Estado do Pará, por meio da promotora de Justiça Mayanna Silva de Souza Queiroz, titular da 6ª Promotoria de Justiça de Marabá, realizou reunião nesta quinta-feira (12), com a equipe da Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA).

Na ocasião, a equipe apresentou o Programa Estadual de Transplantes e abordou a visita técnica que a equipe realizou ao Hospital Regional do Sudeste do Pará, em Marabá, para implantação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT).

Na reunião, a coordenadoria de transplantes da SESPA informou sobre a implantação do serviço de captação de órgãos no município, solicitando apoio do Ministério Público quanto ao suprimento judicial e a autorização familiar, para a realização de transplantes em casos específicos informados. Foi apresentado o fluxo, sendo solicitado o envio, via e-mail institucional.

Leia mais:

CAPACITAÇÃO NO HR

No mesmo dia, O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, realizou capacitação de novos profissionais da unidade, que visa ampliar a captação de córneas na região.

A iniciativa da instituição que pertence ao Governo do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, irá contribuir com as ações da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), que realizou com sucesso nesse mês de maio, a primeira captação de córneas na unidade.

Promovido pela CET, com o apoio do Banco de Olhos do Hospital Ophir Loiola, a capacitação no Regional em Marabá abordou aspectos éticos e legais da doação de córnea, além de temas técnicos como, por exemplo, anatomia e fisiologia ocular, técnicas práticas de enucleação, e transporte e armazenamento dos globos oculares.

Segundo a enfermeira Crisila Reis, membro da CIHDOTT no Regional de Marabá, a capacitação contribuiu para qualificação dos profissionais de enfermagem da região.

“Aprendemos na prática a técnica da enucleação, que é a retirada da córnea em perfeito estado para doação. Simulamos o procedimento cirúrgico em uma cabeça de porco e conhecemos as etapas necessárias para que o processo seja realizado com êxito até o doador”, explicou.

De acordo com Valdemir Girato, diretor Hospitalar do HRSP, em dezembro de 2021, a unidade capacitou um profissional em Belém para realizar o procedimento que recentemente foi feito com muito sucesso em Marabá.

“Capacitamos mais três profissionais da unidade, que irão contribuir com a ampliação desse serviço e identificação de novos doadores. É um passo importante para consolidação da captação de órgãos na região”, ressaltou.

O diretor destacou ainda que com quatro profissionais aptos para realização do procedimento na unidade, o grande desafio agora será sensibilizar a sociedade para a importância da prática da doação de órgãos.

Referência para mais de 1,2 milhão de pessoas de 22 municípios da região, o Regional de Marabá realizou no dia 4 de maio deste ano, a sua primeira captação de córneas. O processo inédito foi realizado após o consentimento de familiares de um paciente de 27 anos que teve morte encefálica na unidade. (Ascom Hospital Regional)