Um debate sobre racismo estrutural e políticas públicas de promoção da igualdade racial será promovido pelo Ministério Público Federal (MPF) nesta sexta-feira (5), às 14h30, pela internet, por meio da plataforma Google Meet. A ideia é discutir ideias sobre o tema em Marabá, que está sob atribuição da Procuradoria da República no Município (PRM).
O evento contará com a participação dos procuradores da República que atuam em Marabá, e será realizado por videoconferência, devido às medidas de isolamento social recomendadas por autoridades sanitárias durante a pandemia provocada pelo coronavírus.
O edital do evento, leva em consideração “o direito fundamental à igualdade, inscrito no art. 5º, caput, da Constituição da República Federativa do Brasil, em sua perspectiva material objetiva corrigir desigualdades presentes nas mais diversas esferas na sociedade, e se relaciona à busca por uma sociedade livre, justa e solidária, erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade, e quaisquer outras formas de discriminação”.
Leia mais:Além da “necessidade de estabelecer diálogo permanente sobre a efetividade do direito fundamental à igualdade, sobretudo considerando que, segundo reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Informe publicado em 12 de abril de 2015, o racismo no Brasil é “estrutural e institucionalizado” e “permeia todas as áreas da vida”, conforme o edital considera.
A plataforma utilizada para o debate será o Google Meet, e poderá ser acessada pelo link: https://abre.ai/debate-mpf. Confira também o Edital do evento. (Zeus Bandeira)