O Centro de Apoio Operacional Cível, Processual e do Cidadão (CAO CPC), e a Promotoria de Justiça de Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo de Marabá realizaram, nesta quarta-feira (1°), visita ao Posto de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, localizado no Km 12 da PA 150, no Distrito industrial de Marabá. A atividade faz parte da prática do Fórum Regional de Combate aos Impactos Causados pelo Uso de Agrotóxicos.
O posto foi inaugurado em março de 2007, abrange 22 municípios da região, e é mantido pela Associação do Comércio de Insumos Agropecuário de Marabá e Região (ACIAMAR). Na visita, o responsável técnico do posto prestou esclarecimentos sobre o funcionamento e área de abrangência, destacando que além desse posto fixo, há as ações de Recebimento Itinerante (RI), que contemplam cerca de 19 municípios da região.
No ano de 2021, foram recebidos, aproximadamente, 50 toneladas. Em 2022, o posto já contabiliza 10 toneladas de embalagens vazias. Por conta disso, o responsável destacou a possibilidade de instalação de postos nas outras regiões do Estado, a fim de facilitar o recebimento e a devida destinação dessas embalagens.
Leia mais:Participaram da visita a promotora de Justiça Josélia Leontina de Barros Lopes, da PJ de Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo de Marabá; a promotora de Justiça Ângela Maria Belieiro Queiroz, coordenadora do CAO CPC; Rosemeire Silva Costa, secretária da ACIAMAR; e Willen Carles Oliveira Souza, responsável técnico.
Fórum Estadual – O Fórum de Combate aos Impactos Causados Pelos Agrotóxicos foi instalado no Pará em 2015 pelo Ministério Público do Estado. Surgiu com a finalidade de intensificar as ações e estratégias de combate aos impactos dos agrotóxicos nas suas diversas áreas, tanto na questão da produção, da proteção do trabalhador, da proteção do consumidor, da população em geral e do meio ambiente. (Fonte: MPPA)