O Ministério Público do Estado do Pará realiza em Marabá, na próxima quinta-feira (27), o seminário “Violência e gravidez infantojuvenil”, no auditório da Promotoria de Justiça de Marabá, no Bairro Agrópolis do Incra, a partir das 7h30. Pela manhã as atividades são coordenadas pela promotora Lígia Valente do Couto de Andrade Ferreira, da 10ª Promotora de Justiça da Infância e Juventude de Marabá.
Às 9 horas ocorre o primeiro painel, denominado “Direitos humanos sexuais e reprodutivos e gravidez precoce”, pela expositora Leane Barros Fiuza de Mello, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude do MPPA. Participa do debate a promotora de Marabá Aline Cunha da Silva.
Às 10 horas será realizado o segundo painel, “Adolescência, sexualidade e contexto socioeconômico”, com exposição da psicóloga Oziléia Souza Costa, que é técnica da Promotoria de Justiça de Marabá, e debate com adolescentes.
Leia mais:Às 11 horas o terceiro painel tem como tema “Políticas públicas de atendimento às vítimas de violência sexual”, exposto por Tábata Pereira da Silva Veloso, que é psicóloga do ParaPaz Marabá. Participa do debate a promotora Patrícia Pimentel Rabelo Andrade, do Ministério Público de São Domingos do Araguaia.
À tarde as atividades são coordenadas pelo promotor José Maria Costa Lima Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal. Às 14 horas será exposto o painel “Educação sexual e prevenção à violência”, pela psicóloga Daniele Vasco Santos, professora doutora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Participa do debate o pedagogo Jairo Mororó Aguiar, técnico da Promotoria de Justiça de Marabá.
Às 15 horas ocorre o último painel “Lei n. 13.431/2017 – Escuta protegida de crianças e adolescentes”, com exposição da promotora Lígia Valente do Couto de Andrade Ferreira e tendo como debatedor o promotor Erick Ricardo Souza Fernandes, da Promotoria de Justiça de São Geraldo do Araguaia. Às 16 horas haverá interação com o público e encerramento às 17h30. (Luciana Marschall)